Logon
Blog

Pré-diabetes: o que é e como se desenvolve

Condição pode se desenvolver para um quadro mais grave caso não seja tratada

O Dia Mundial do Diabetes, comemorado hoje, reforça a importância de a população adotar medidas preventivas para evitar o desenvolvimento do diabetes tipo 2, e consequentemente as complicações relacionadas à doença, como problemas renais e cardiovasculares. Porém, você sabia que, antes de ser diagnosticado como diabético, o paciente passa pelo estágio de pré-diabetes?

Segundo a Dra. Cíntia Santos, endocrinologista do CHN, o estágio de pré-diabetes é quando os níveis de glicose no sangue estão mais altos do que o normal, mas ainda não estão elevados o suficiente para caracterizar o Diabetes. Os critérios diagnósticos de pré-diabetes são glicemia de jejum de 100 a 125 mg/dl ou dosagem de hemoglobina glicada, que avalia a média das glicemias nos últimos 3 meses com resultados entre 5,7 e 6,4%, ou teste oral de tolerância a glicose com níveis de glicemia entre 140 e 199 mg/dl.

​“Mesmo que o pré-diabetes não seja considerado, por si só, uma doença, ele representa um grande risco para a saúde do paciente, que deve iniciar as medidas de prevenção para que este quadro não evolua para o diabetes tipo 2. Existem também alguns fatores de risco para o pré-diabetes que devem ser rastreados e controlados o quanto antes”

​Principais fatores de risco para o pré-diabetes

- História familiar de Diabetes tipo 2;

- Obesidade ou sobrepeso;

- Sedentarismo;

- Colesterol HDL (considerado como bom) abaixo de 35 mg/dl ou triglicerídeos acima de 250 mg/dl;

- Diagnóstico de hipertensão arterial ou outra doença cardiovascular;

- Síndrome do ovário policístico;

- Diabetes gestacional.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes, como as chances de desenvolver o diabetes tipo 2 aumentam com o tempo, quem tem mais de 45 anos deve fazer exames periódicos para medir o índice glicêmico e em casos de pessoas com história familiar de Diabetes tipo 2 o cuidado deve começar mais cedo, a partir dos 35 anos. Basta um simples exame de sangue, que pode ser solicitado pelo médico em uma consulta de rotina, para acompanhar a glicose mais de perto.

Segundo a Dra. Cíntia, nem todo paciente com diagnóstico de pré-diabetes irá necessariamente evoluir para o diabetes tipo 2. Porém, é indicado que os pacientes pré-diabéticos adotem um estilo de vida saudável para melhorar a saúde e reverter o quadro. Segundo o estudo Diabetes PreventionProgram (DPP), optar por uma alimentação saudável e uma rotina ativa com ao menos 150 minutos de atividade física por semana diminuem consideravelmente as chances do desenvolvimento do diabetes tipo 2. Caso esta seja a sua realidade, converse com seu médico de confiança para saber qual é a melhor forma de cuidar melhor da sua saúde.

Veja mais

Nosso site usa cookies para melhorar a navegação. Conheça o nosso Portal de Privacidade .