Logon
Blog

Por que pacientes com doença renal crônica têm mais chances de ter problemas no coração?

Funcionamento dos rins e do coração estão diretamente ligados

Doença renal crônica (DRC) é um termo que define o conjunto de doenças heterogêneas que afetam a estrutura e/ou o funcionamento dos rins por um período superior a três meses. Devido aos rins serem os órgãos responsáveis em manter constante a concentração do líquido que envolve todas as células do corpo humano, a diminuição da função renal impacta em diversos outros órgãos e sistemas.

Segundo o dr. Alan Castro, coordenador do setor de Nefrologia e Transplante Renal do CHN, a associação DRC e doenças cardiovasculares (DCVs) foi descrita pela primeira vez em 1836 pelo Dr. Richard Bright (1789-1858). Uma função renal diminuída pode agravar as complicações das DCVs de duas a quatro vezes. A DRC provoca uma aceleração na ateroesclerose, calcificação vascular aumentando a incidência de doenças isquêmicas do coração e do cérebro. Outro processo de agravamento é o aumento da fibrose do músculo cardíaco pelas toxinas urêmica acumuladas na DRC. As válvulas cardíacas se calcificam mais rapidamente e passam a trabalhar de forma defeituosa.

“O ideal é que toda pessoa com hipertensão arterial, diabetes e/ou doença cardiovascular, idade avançada, parente próximo com DRC e outras doenças sistêmicas que afetem os rins, como por exemplo Lúpus e HIV, seja rastreada DRC e diagnosticada precocemente”

A identificação precoce por triagem da DRC, seguida da estratificação do risco e tratamento, oferece o potencial de reduzir substancialmente a morbidade, mortalidade da DRC, assim como complicações relacionadas.

Hábitos simples para manter a saúde dos rins

  • Ingerir no mínimo dois litros d'água por dia
  • Diminuir o consumo de bebidas alcoólicas
  • Priorizar alimentos com fibras e vitaminas e pobres em gordura e sal
  • Manter o Índice de Massa Corporal (IMC) dentro do recomendado
  • Controlar a pressão arterial e o nível de açúcar no sangue
  • Não fumar

Consultar-se com seu nefrologista de confiança é outro cuidado essencial para preservar a função renal. É através do contato com o especialista e os resultados dos exames solicitados que o médico avalia a saúde do órgão e pode detectar qualquer alteração nos rins que indique um quadro a ser tratado.


​CHN inaugura ambulatório especializado em Cardionefrologia

Recentemente, o CHN aumentou a gama de consultórios ambulatoriais do SER CHN – Soluções Médicas Integradas e inaugurou o serviço de Cardionefrologia. O conceito, pioneiro na cidade de Niterói, visa promover a prevenção de doenças cardiovasculares em pacientes com doença renal crônica e em quem realiza hemodiálise. Para saber mais, entre em contato com a nossa Central de Atendimento pelo número (21) 2729-1000 (opção 1).

Veja mais

Nosso site usa cookies para melhorar a navegação. Conheça o nosso Portal de Privacidade .