Logon
Blog

Por que o diagnóstico precoce é importante no combate ao câncer?

Exames ajudam a rastrear células cancerígenas ainda no início da doença

​Em muitos casos na medicina, o quanto antes os sintomas de uma doença forem percebidos, mais cedo o especialista consegue confirmar o diagnóstico e iniciar um tratamento que, por ter começado no estágio inicial d​o quadro, oferece mais chances de cura ao paciente. Isso também se aplica aos diversos tipos de câncer. 

Segundo o dr. Victor Machado, oncologista do CHN, praticamente todos os tumores cancerígenos têm a capacidade de progredir de estágio com o passar do tempo. Ou seja, caso ele não seja percebido no começo do seu desenvolvimento ou tratado de forma adequada, ele multiplicará a quantidade de células tumorais ao ponto de prejudicar seriamente a saúde do paciente, podendo levar ao óbito. Por isso, os exames de detecção são essenciais para que um paciente oncológico tenha mais chances de sucesso no tratamento. 

“Muitos tipos de câncer podem não causar sintomas específicos que despertem a desconfiança do paciente, o que acaba mascarando sua presença no organismo. Se esse paciente não tiver o hábito de consultar seu médico de confiança e fazer exames periódicos, ele pode demorar para descobrir que tem um diagnóstico de câncer e prejudicar seu tratamento"

O exame de sangue, apesar de usado para avaliar a saúde de forma geral, também pode ser um poderoso aliado quando há suspeitas de algum tipo de câncer. Alguns marcadores analisados por ele podem indicar ao oncologista que talvez seja necessário que o paciente faça exames mais específicos para confirmar o diagnóstico – de acordo com o tipo de câncer que desperta a suspeita. O exame de sangue do antígeno prostático específico (PSA), por exemplo, pode ajudar na suspeita do câncer de próstata. 

​Principais exames para detecção precoce do câncer 

  • Câncer de mama: mamografia em mulheres a partir de 40 anos
  • Câncer de colo de útero: exame de Papanicolaou em mulheres a partir de 21 anos
  • Câncer de próstata: dosagem de PSA com ou sem toque retal em homens a partir de 45 anos
  • Câncer de intestino: colonoscopia e pesquisa de sangue oculto nas fezes para homens e mulheres a partir de 50 anos
  • Câncer de pulmão: tomografia computadorizada de baixa dose para fumantes de longa data a partir de 55 anos de idade 

A partir do resultado obtido, o médico que acompanha o paciente pode pedir que ele refaça o mesmo exame ou realize outro tipo de detecção para confirmar o diagnóstico, geralmente através de ​algum exame de imagem. Nesta etapa, o paciente pode ter que fazer exames de radiografia, ecografia, tomografia computadorizada ou ressonância magnética, entre outros. 

Já outros tipos de câncer, como o de pele, dão sinais mais explícitos de que algo muito errado está ocorrendo no corpo. Neste caso, surgem manchas ou pequenas feridas na pele que não se curam ou podem até mesmo crescer com o passar do tempo. Da mesma forma, em alguns quadros de câncer de mama, as pacientes podem sentir uma protuberância na região dos seios, o famoso “caroço", que necessita de investigação. 

Formas de tratar o câncer

Uma vez diagnosticado o câncer, independente de seu tipo, o oncologista conversará com o paciente sobre as possibilidades de tratamento disponíveis. Levando em consideração seu histórico médico, estado atual de saúde e outras doenças associadas, o médico discutirá a melhor abordagem – que pode envolver remoção por cirurgia ou radiointervenção do tumor, radioterapia, hormonioterapia, quimioterapia, imunoterapia, terapia alvo-molecular ou a junção de dois ou mais tipos de tratamentos.

Veja mais

Nosso site usa cookies para melhorar a navegação. Conheça o nosso Portal de Privacidade .