Logon
Blog

O que são cardiopatias congênitas e como são tratadas?

Quadros se desenvolvem ainda durante o desenvolvimento intrauterino do bebê

As chamadas cardiopatias congênitas são doenças cardiovasculares que afetam a saúde do bebê desde o nascimento. Durante o seu desenvolvimento, ocorreu alguma má formação na estrutura cardíaca que comprometeu o pleno funcionamento do órgão e/ou o fluxo sanguíneo e, na maioria dos casos, deve ser tratada o quanto antes para preservar a saúde do paciente.

Segundo a dra. Aurea Grippa, responsável pela Cirurgia Cardíaca Pediátrica do CHN, há casos em que ocorrem a combinação de duas ou mais alterações – desde obstrução na chegada ou saída do sangue até falha na comunicação entre as cavidades e demais estruturas do coração. 

​“Existem diversos tipos de cardiopatias congênitas em diferentes graus de complexidade. Enquanto algumas devem ser diagnosticadas e tratadas ainda nos primeiros dias de vida do bebê para que ele tenha uma vida comum, outras só são descobertas na adolescência ou até mesmo na vida adulta, já que não oferecem um risco elevado à saúde do paciente”

A principal forma de diagnosticar uma cardiopatia congênita ainda na fase intrauterina é através da ecocardiografia fetal, exame que analisa o organismo do bebê ainda dentro da barriga. Em casos mais brandos, que podem ser identificados em visitas ao médico de confiança, a alteração no órgão pode ser rastreada através de eletrocardiograma e ecocardiograma. No caso, o tempo do diagnóstico dependerá dos sintomas apresentados. 

​Principais sintomas das cardiopatias congênitas

  • Após o nascimento: dificuldade para mamar ou cansaço constante durante este momento, além de lábios e/ou pontas dos dedos em tom arroxeado
  • Durante a infância: cansaço intenso durante atividades físicas
  • Na adolescência ou vida adulta: cansaço e falta de ar

Na maioria dos casos não há um motivo específico para o desenvolvimento de uma cardiopatia congênita. Porém, alguns cenários podem influenciar neste tipo de doença, como Síndrome de Down e algumas infecções na mãe durante a gestação – como a rubéola. Segundo a dra. Aurea, a identificação da cardiopatia congênita ainda em fase inicial é muito importante tanto para o sucesso do tratamento quanto para estabelecer o bem-estar e qualidade de vida do paciente. 

“A forma de tratamento escolhida pelo médico irá depender do tipo de cardiopatia que o paciente apresentar, indo desde medicamentos específicos para a saúde do coração até cirurgias cardíacas ou outras intervenções minimamente invasivas. Isso dependerá do estado de saúde do paciente”​

​Cirurgia cardíaca pediátrica e adulta no CHN

O CHN foi o primeiro hospital de Niterói a realizar cirurgias cardíacas em crianças – com mais de 80 procedimentos feitos desde o início do programa. Contamos com estrutura completa para a jornada do paciente pediátrico ou adulto que necessita de cirurgia cardíaca, incluindo diagnóstico pré-natal e acompanhamento pós-operatório. Nossa emergência cardiovascular também realiza consultoria cardiopediátrica com especialista 24 horas para crianças com sintomas cardiológicos ou que já estejam em tratamento para quadros cardiovasculares.

Veja mais

Nosso site usa cookies para melhorar a navegação. Conheça o nosso Portal de Privacidade .