Logon
Blog

O que é um centro de trauma?

Atendimento imediato é essencial para prevenir agravamento de lesões

​Todo mundo está sujeito a acidentes, o que pode ocorrer até mesmo em contextos seguros, como em um momento de lazer com os filhos em casa. Em muitos casos, por não haver fratura aparente e “apenas” a sensação de incômodo no local. Nessa situação, algumas pessoas tomam um analgésico, utilizam bolsa de gelo e não buscam atendimento médico especializado. Isso é um equívoco, pois nem sempre os ferimentos são visíveis a olho nu e pode haver sangramento interno, por exemplo.

Por isso, é sempre importante dirigir-se a um hospital quando houver queda, fratura ou qualquer situação com risco. Uma equipe de trauma, composta por profissionais de diversas áreas da ortopedia, está apta a tratar dos mais diversos tipos de lesões.

A seguir, saiba como funciona um centro de trauma.

O que é trauma?

Traumas são lesões produzidas por agentes externos que podem ser contusas (produzidas por impacto) ou perfurantes. As causas mais comuns de trauma são acidentes automobilísticos, quedas, violência interpessoal, perfurações, queimaduras (por fogo, choque elétrico ou substâncias químicas) e afogamentos. Grande parte dessas lesões ocorre dentro de casa, e as crianças e os idosos são as vítimas frequentes. Além disso, hoje em dia, muitas pessoas preocupadas com a saúde e com a preservação do meio ambiente têm adotado a bicicleta como o principal meio de transporte. O problema é que nem sempre as cidades têm espaços dedicados aos ciclistas, o que acaba colocando-os em risco de sofrer acidentes.

O objetivo de uma equipe de trauma é prestar o primeiro atendimento, a fim de minimizar os danos e prevenir o agravamento do quadro.  O tratamento desses pacientes deve ser imediato para que haja uma avaliação precisa sobre o estado de saúde da vítima. Em circunstâncias mais graves, os profissionais trabalham na estabilização de várias lesões de uma só vez.

Centro de Trauma do CHN Além de dispor de um Complexo de Emergências, o Complexo Hospitalar de Niterói (CHN) conta com um Centro de Referência em Trauma – o único de Niterói – que oferece atendimento de ponta para pacientes de baixa e alta complexidade. Todo o trabalho é coordenado por cirurgiões com certificação e experiência em trauma, que lideram uma equipe multidisciplinar composta por:

- cirurgiões gerais;

- ortopedistas;

- neurocirurgiões;

- cirurgiões plásticos;

- cirurgiões torácicos;

- equipe de terapia intensiva.

O Dr. Helio Machado Vieira Jr., coordenador do nosso Centro de Trauma, afirma que o CHN dispõe de atendimento inicial, análise primária, secundária e terciária, cirurgias ortopédicas e neurocirurgia. O hospital também conta com uma equipe apta a acompanhar o processo de reabilitação e consultório de retorno para avaliação pós-evento traumático.

Contar com um atendimento de qualidade faz toda a diferença para o desfecho positivo dos casos de trauma e a garantia do bem-estar do paciente. Por isso, caso sofra um acidente, não deixe de procurar atendimento profissional especializado. O CHN está pronto para acolher vítimas de diversas lesões. Para saber mais, entre em contato conosco pelo (21) 2729-1000.


Veja mais

Nosso site usa cookies para melhorar a navegação. Conheça o nosso Portal de Privacidade .