Logon
Blog

O que é metástase e câncer metastático?

Fenômeno pode ocorrer em tipos de câncer mais avançados

​Na medicina, é comum que existam nomes específicos para alguns fenômenos que ocorrem durante o desenvolvimento de uma doença. Em muitos quadros de câncer, por exemplo, pode ocorrer a famosa “metástase" - que caracteriza um estágio mais complexo da doença e exige ainda mais atenção da equipe médica envolvida. Mas, afinal, o que isso quer dizer? 

O que é metástase?

Segundo o dr. Victor Machado, oncologista da Dasa, a metástase acontece quando, ao longo do desenvolvimento de um quadro de câncer, ocorrem ainda mais mutações nas células tumorais em uma determinada área do corpo, fazendo com que a doença se espalhe para outros órgãos e tecidos. Ou seja, um câncer que se originou no estômago, ao sofrer metástase, pode se disseminar para o fígado ou até mesmo para os pulmões, situação que pode dificultar o tratamento. 

​“Quando a metástase acontece de um órgão para o outro não significa que o paciente desenvolveu um novo câncer na área atingida. O que ocorre é que as células tumorais do início do câncer se espalharam, então um câncer que começou nos rins e enviou metástase para o pulmão deve continuar a ser tratado como se fosse um câncer renal, e não um câncer nos rins e outro câncer no pulmão" 

Apesar desse fenômeno poder ocorrer em qualquer parte do organismo, existem locais mais propícios a serem atingidos dependendo do local em que o tumor original está. De modo geral, os ossos, o fígado e os pulmões são as áreas mais comuns a desenvolverem metástases. Nem sempre ocorrem sintomas quando o câncer se torna metastático, mas quando eles acontecem, estão ligados ao órgão que foi atingido:

Sintomas associados ao câncer metastático

  • metástase no pulmão: sensação de falta de ar e dificuldade para respirar
  • metástase no fígado: inchaço na barriga e icterícia (pele e olhos com cor amarelada)
  • metástase nos ossos: dor nos ossos e fraturas frequentes 

Segundo o dr. Victor, o câncer metastático costuma acontecer quando o quadro do paciente já está mais avançado, porém ainda é possível definir formas de tratamentos focadas na eliminação das células tumorais nas diferentes partes do corpo. Estabelecer os próximos passos na tratativa do câncer dependerá de muitos fatores, como a saúde geral do paciente, sua idade, doenças associadas e histórico médico e apenas a equipe que o acompanha pode fazer essa escolha. 

Tratamento para a metástase

O tratamento de um câncer metastático é complexo e desafiador tanto para o paciente quanto para o médico. Entretanto, os avanços recentes na oncologia têm possibilitado o emprego de técnicas e medicamentos que aumentam as chances de um controle eficaz da doença e até mesmo a cura, em casos em que antes isso não era possível. 

“O diagnóstico precoce do câncer e o início do tratamento adequado são as melhores formas de diminuir as chances de ocorrer quadros metastáticos. Por isso, é muito importante adotar hábitos preventivos, como adotar um estilo de vida mais saudável ao longo da vida, com boa alimentação e exercícios constantes, e consultar seu médico de confiança periodicamente. Realizar todos os exames de rastreio indicados pelo especialista é a melhor maneira de rastrear um câncer ainda em seu início" 

​CHN Oncologia: atendimento humanizado e equipe especializada 

Pioneiro na Região Norte-Leste Fluminense, o CHN Oncologia é um serviço desenvolvido especialmente para acolher o paciente oncológico com conforto e segurança ao longo de toda a linha de cuidado – das consultas ambulatoriais até o pós-alta hospitalar. O hospital dispõe de recursos tecnológicos avançados para diagnóstico, acompanhamento e tratamento de diversos tipos de câncer adulto e pediátrico, sempre com o apoio de uma equipe multidisciplinar experiente e do Centro de Infusão, local dedicado à aplicação de medicamentos por via intravenosa, intramuscular e subcutânea. Para saber mais sobre o CHN Oncologia, entre em contato com a nossa Central de Atendimento pelo número (21) 2729-1000 (opção 2).

Veja mais

Nosso site usa cookies para melhorar a navegação. Conheça o nosso Portal de Privacidade .