Logon
Blog

O que causa a prematuridade e como preveni-la?

Fatores que influenciam a saúde da mãe podem prejudicar desenvolvimento do bebê

O Novembro Roxo é uma campanha que visa conscientizar a população sobre os riscos do nascimento prematuro e os motivos que causam esse fenômeno. Uma gestação que ocorre no tempo planejado dura cerca de 40 semanas, tempo necessário para que o bebê se desenvolva completamente dentro do útero. Não é incomum que esse tempo seja encurtado em alguns dias, mas quando o parto ocorre antes da 37ª semana, ele é considerado prematuro. Mas, afinal, o que pode causar a prematuridade?

O que pode causar a prematuridade?

​Segundo o dr. Leonardo Nese, coordenador do CHN Materno-Infantil, existem muitos fatores que podem contribuir para um período de gestação mais curto, com menor desenvolvimento intrauterino. Por ser um fenômeno com diversas causas, nem sempre é fácil definir o motivo do bebê ter nascido prematuro, sendo necessária uma avaliação da equipe multidisciplinar da maternidade em que ele nasceu.

Principais causas da prematuridade

  • ausência de cuidados do pré-natal
  • tabagismo e/ou alcoolismo
  • estresse em excesso durante a gestação
  • hipertensão
  • diabetes
  • gravidez gemelar
  • má-formação do útero ou do feto
  • descolamento prematuro da placenta

​“Outro motivo recorrente para que o parto seja prematuro é a pré-eclâmpsia, condição em que a pressão arterial da futura mamãe fica elevada e pode prejudicar tanto a sua saúde quanto o progresso da gestação. Geralmente surge após a 20ª semana"

É muito importante estar atento aos sinais de que o nascimento poderá ocorrer de forma prematura. De acordo com o dr. Leonardo, além do rompimento da bolsa amniótica antes da 37ª semana, as contrações frequentes, sensação de pressão pélvica, cólicas abdominais constantes, dores lombares e a mudança na secreção vaginal também indicam o risco de parto prematuro.

Como prevenir a prematuridade?​

Em alguns casos, como a má-formação do útero ou do feto, não é possível prevenir que o bebê nasça de forma prematura. Porém, na grande maioria dos casos, a mudança nos hábitos da gestante e a atenção a mais nos cuidados do pré-natal podem reduzir bastante as chances de ocorrer a prematuridade. Por isso, é muito importante que a gestante seja acompanhada pelo seu obstetra de confiança durante todo o período da gestação, já que ele fará avaliações constantes de sua saúde e poderá tratar, de forma precoce, qualquer alteração que ocorra no meio do caminho.

Veja mais

Nosso site usa cookies para melhorar a navegação. Conheça o nosso Portal de Privacidade .