Logon
Blog

Insuficiência cardíaca: saiba identificar os sintomas e tipos

Condição pode aparecer como inchaço e ganho de peso

​​O corpo é uma estrutura complexa em que tudo funciona em sintonia, e o coração é um dos órgãos mais importantes. A insuficiência cardíaca, que pode prejudicar o músculo cardíaco, é caracterizada pela dificuldade de bombear o sangue para o organismo, de forma que órgãos e tecidos não recebem o oxigênio e os nutrientes necessários para seu pleno funcionamento.

A Dra. Ana Luiza Sales, coordenadora do Centro de Insuficiência Cardíaca do CHN, explica quais são os tipos e sintomas de insuficiência cardíaca, condição que, segundo o Banco de Dados do Sistema Único de Saúde (Datasus), afeta cerca de 2 milhões de brasileiros.

O que é insuficiência cardíaca?

A insuficiência cardíaca (IC) é uma doença progressiva que pode ser ocasionada por um evento pontual (infarto) ou crônico (diabetes ou hipertensão arterial não controladas, por exemplo). Em seu estágio inicial, ela pode ser silenciosa ou pouco sintomática, o que contribui para o diagnóstico tardio. Com a evolução do quadro, um dos sinais mais comuns é a dificuldade para respirar ao executar esforços físicos e, em estágios avançados, essa sensação se manifesta mesmo quando o paciente está em repouso.

 Sinais e sintomas

Como anteriormente mencionado, a dispneia – mais conhecida como “falta de ar" – é o sintoma mais frequente em pessoas acometidas pela insuficiência cardíaca. Mas é possível que o paciente também apresente:

  • inchaço nos pés, nos tornozelos e nas pernas;
  • perda de apetite;
  • tosse com muco, principalmente durante a noite;
  • confusão mental ou dificuldade de guardar informações;
  • falta de ar;
  • inchaço abdominal;
  • palpitações.

A insuficiência cardíaca promove o acúmulo de líquido em todo o corpo (chamado congestão). Essa alteração aparece como ganho de peso e inchaço dos membros inferiores, mas o líquido é acumulado também nos pulmões (que gera falta de ar), no fígado (que causa enjoo) e no intestino (que provoca difícil digestão e afeta a absorção de alimentos).

“A congestão pode promover insuficiência respiratória ou multiorgânica, sendo necessária máxima atenção – e até internação –, a fim de evitar óbitos ou mais complicações. Caso note algum dos sintomas mencionados acima, consulte um médico", alerta a cardiologista.

Tipos de insuficiência cardíaca

Cada organismo tem o próprio modo de funcionar, e a forma como a insuficiência cardíaca se apresenta pode ser diferente para cada pessoa ou causa. Além disso, a própria IC tem variações, que podem ser:

  • aguda ou crônica – dependendo do tempo de instalação dos sintomas;
  • sistólica ou diastólica – se a limitação for bombear o sangue ou recebê-lo a cada ciclo cardíaco;
  • direita ou esquerda – depende do ventrículo cardíaco mais acometido.

Como é feito o diagnóstico?

Estar atento aos sinais do corpo é importante para o diagnóstico de diversas doenças, incluindo a insuficiência cardíaca. Ao buscar atendimento médico, é importante relatar todos os sintomas e, para obter resultados precisos, é possível que o profissional solicite exames complementares. Veja quais são os principais:

  • eletrocardiograma (ECG) – verifica o ritmo dos batimentos cardíacos;
  • radiografia de tórax – avalia se há inchaço ou acúmulo de fluido nos pulmões;
  • ecocardiograma – conhecido como ultrassom do coração, avalia o funcionamento do órgão e das válvulas cardíacas;
  • ressonância magnética do coração – para avaliação detalhada das estruturas cardíacas;
  • angiotomografia – para o estudo das estruturas vasculares;
  • cineangiocoronariografia – para a verificação das artérias coronárias;
  • coleta de sangue – para checar a função renal e hepática, a presença de anemia e marcadores de inflamação e congestão, por exemplo.

 Tratamento

O tratamento da insuficiência cardíaca é bastante amplo e envolve aspectos de estilo de vida, medicamentos e dispositivos implantáveis, como marca-passos​, válvulas e corações artificiais. 

De acordo com a médica, o tratamento também pode variar, a depender da evolução da doença e de acordo com as características clínicas de cada paciente. “Por essa razão, a visão do cardiologista especialista é indispensável, e adotar um estilo de vida saudável, com a prática regular de exercícios físicos e o consumo de uma alimentação equilibrada, é essencial", diz a Dra. Ana Luiza.

O CHN possui um programa estruturado em emergência cardiovascular que inclui IC e prevê o acolhimento de pacientes e familiares – desde o atendimento ambulatorial até casos que necessitem de internação – e centro de terapia intensiva. Além de ser o único com certificação para transplante cardíaco em Niterói, o CHN conta com UTI exclusiva para o tratamento da insuficiência cardíaca, corpo clínico especializado e parque tecnológico capaz de oferecer aos pacientes com insuficiência cardíaca soluções complexas, como diferentes tipos de marca-passo, desfibriladores implantáveis, valvas cardíacas, suporte circulatório mecânico e coração artificial.

Veja mais

Nosso site usa cookies para melhorar a navegação. Conheça o nosso Portal de Privacidade .