Logon
Blog

Humanização no ambiente hospitalar

CHN cria a Árvore da Vida para pacientes pendurarem mensagens de fé e esperança

​Um pouco de esperança, fé, carinho e acolhimento em um pedaço de papel – mensagens que dão força e motivam aqueles que acreditam. Quem passa por tratamentos longos e desafiadores precisa de gestos de humanização capazes de despertar a positividade e influenciar o bem-estar. Foi pensando nesse cuidado que o CHN criou a Árvore da Vida, localizada na recepção interna da Unidade de Oncologia e Transplante do hospital. Nela pacientes e familiares penduram bilhetes de motivação, em que relatam seus sentimentos de superação e gratidão pela vida.

A obra, que está florescendo para os pacientes da unidade, é assinada pela artista plástica Magali Campos. Trata-se da reprodução de uma Árvore da Vida, uma cerejeira, construída com tronco de descarte, galhos e flores permanentes.

Segundo a diretora-geral do CHN, dra. Ilza Boeira Fellows, a iniciativa visa humanizar o ambiente hospitalar de uma forma lúdica. “A Árvore da Vida é uma representação presente em várias culturas e religiões pelo mundo. É um símbolo de imortalidade e de crescimento humano. 

Utilizamos esse ícone para fazer uma analogia: as raízes simbolizam o amor pela vida; o tronco forte representa nossa equipe técnica segura e capacitada; os galhos rígidos significam nossos médicos e o compromisso com a vida de cada paciente; as folhas, as flores e os frutos retratam o renascimento, a esperança em cada um”, explicou a diretora.

A iniciativa já é um sucesso e a Árvore da Vida exibe frondosos bilhetes dos pacientes e seus familiares, com diversos depoimentos emocionantes. O local também já é um dos favoritos para selfies durante os horários de visita.

A árvore, que tem 2,40 metros de altura, foi confeccionada sob encomenda no ateliê Flores do Vale by Flores InNet com material de reciclagem.​

Veja mais

Nosso site usa cookies para melhorar a navegação. Conheça o nosso Portal de Privacidade .