Logon
Blog

Exame de ecocardiograma fetal: quando fazer e como interpretar os resultados?

Procedimento avalia o desenvolvimento cardíaco do bebê e é capaz de diagnosticar possíveis malformações

​Junto da felicidade da descoberta de uma gravidez vêm os exames do pré-natal, um cuidado fundamental para monitorar a saúde da gestante e do bebê e garantir que ambos estejam saudáveis antes, durante e após o parto. Por meio do ultrassom morfológico, o obstetra consegue acompanhar o desenvolvimento do bebê e a forma como o corpo da mamãe está lidando com a gestação. Outro exame complementar, a ecocardiografia fetal, fornece imagens do coração do feto com riqueza de detalhes. Abaixo, o Dr. Marcelo Burlá, coordenador de medicina fetal e consultor científico da maternidade do CHN, explica o que é esse exame. 

O que é e para que serve o exame de ecocardiografia fetal?

Também chamado de ecocardiograma fetal ou apenas "eco", ele é um exame realizado em gestantes e seu objetivo é verificar aspectos relacionados ao coração do bebê, como anatomia e funcionamento. Neste caso, a eco permite ao médico uma visualização mais minuciosa do corpo do neném, o que ajuda a observar se há irregularidade na passagem de sangue e identificar possíveis condições congênitas, como:

  • Síndrome da Hipoplasia do Coração Esquerdo: malformação que atrapalha o fluxo sanguíneo;
  • Defeito do septo interventricular: problema de comunicação entre o átrio e o ventrículo, comum em crianças com síndrome de Down;
  • Dupla via de saída do ventrículo direito: interfere na nutrição do organismo e sobrecarrega o coração.

“Identificamos cerca de 90% das malformações cardíacas com a ecocardiografia fetal", complementa o médico. 

Ecocardiograma fetal é feito com quantas semanas de gravidez?

No geral, a ecocardiografia fetal pode ser feita no segundo trimestre, entre a 18ª e a 24ª semana. Entretanto, a recomendação para as grávidas de alto risco é fazer o exame antes da 18ª semana. Confira algumas das situações em que é necessário antecipar a realização do procedimento:

  • Gestantes com histórico de diabetes mellitus antes da gravidez;
  • Histórico familiar de cardiopatias congênitas.

Como é feito o exame?

A ecocardiografia fetal é um exame seguro tanto para a mãe quanto para o neném, pois não há radiação alguma, sendo necessário apenas que – assim como no ultrassom obstétrico – o cardiologista posicione o transdutor (o aparelho que desliza com o gel) sobre o abdome da grávida para obter as imagens. 

Ecocardiograma fetal dá para ver o bebê?

De acordo com o Dr. Marcelo, não é possível ver o bebê através do ecocardiograma fetal, pois o objetivo é avaliar seu coração. 

CHN mulher: comodidade e facilidade em um só lugar

O CHN mulher é um espaço totalmente focado no atendimento de gestantes em Niterói para proporcionar uma gravidez tranquila e segura, sendo pioneiro neste tipo de serviço na região Norte-Leste Fluminense. Localizado no centro da cidade, em frente ao prédio da Unidade III do CHN - nossa maternidade, ele reúne em um só lugar o cuidado necessário em todas as etapas desse momento, com muita comodidade e facilidade, e é conduzido por uma equipe médica e multidisciplinar experiente e dedicada.

Dispomos de quatro consultórios confortáveis para consultas de pré-natal, ginecologia, obstetrícia, cardiologia, endocrinologia, reumatologia, nutrição e psicologia; duas salas para a realização de exames de ultrassonografia e uma sala de cardiotocografia, além de laboratório. Para mais informações e agendamento, entre em contato com a Central de Atendimento pelo número (21) 2729-1000 (opção 2).

Veja mais

Nosso site usa cookies para melhorar a navegação. Conheça o nosso Portal de Privacidade .