Logon
Blog

Em quais casos o transplante hepático é indicado?

Procedimento pode ser realizado tanto em adultos quanto crianças e adolescentes

Algumas doenças que atingem o fígado avançam de maneira tão agressiva que o órgão pode ficar comprometido por completo, podendo até mesmo entrar em falência. Em casos como este, o transplante hepático surge como uma das alternativas mais indicadas para devolver a saúde e a qualidade de vida do paciente, tanto adulto quanto pediátrico.

Segundo o dr. Rodrigo Luz, hepatologista e coordenador do Centro Hepatobiliar do CHN, o transplante de fígado pode ser feito de duas maneiras: com o órgão saudável de um paciente que sofreu morte cerebral ou da maneira “intervivos", em que um doador doa parte de seu fígado ao paciente. Nos dois casos o novo órgão deve ser compatível com quem irá recebê-lo.

Indicações de transplante hepático

“Entre os adultos, as principais doenças que podem levar à necessidade de realizar um transplante são a cirrose hepática, a insuficiência hepática, o câncer de fígado e a hepatite crônica. Porém, a indicação deste procedimento dependerá do estado de saúde do paciente e se outras alternativas terapêuticas já foram tentadas antes e não tiveram resultado satisfatório"

Já entre as crianças, a principal indicação para o transplante de fígado é a atresia biliar, mas também pode ser considerado em casos de colestase, prurido e/ou ascite intratáveis do ponto de vista clínico; hipertensão porta com sangramento de varizes sem resposta ao tratamento; episódios múltiplos de colangite ou peritonite bacteriana espontânea; síntese hepática progressivamente deficiente; repercussão no crescimento pondo-estatural e encefalopatia hepática.

Como o transplante hepático é feito

Por ser um procedimento de alta complexidade, o transplante hepático pode durar até 10 horas, com necessidade de internação do paciente em uma unidade de cuidados intensivos para que ele seja acompanhado de perto por uma equipe especializada. Em média são necessários entre 10 e 15 dias de recuperação hospitalar para que o médico que acompanha o paciente possa verificar se o transplante foi bem-sucedido.

“Mesmo após a volta para casa, o paciente deverá se comprometer a cuidar da sua saúde de forma bem cuidadosa e manter contato regular com seu hepatologista. Isso inclui tomar os remédios indicados para manter a aceitação do órgão em seu organismo e manter um estilo de vida saudável em grande parte do tempo. Entre os pacientes adultos, indicamos que ele não consuma mais bebidas alcoólicas para preservar a saúde do novo órgão"

Hoje, os pacientes pediátricos que realizam o transplante têm uma chance de sucesso que pode variar entre 80 e 90%. No caso dos adultos, a possibilidade de cura dependerá do tipo e estágio em que a doença foi diagnosticada e de seu estado geral de saúde, podendo chegar até 80%. Porém, em ambos os casos, o paciente pode ter uma vida de qualidade após a recuperação da cirurgia.

​Unidade de Transplante do CHN é habilitada para transplante hepático adulto e pediátrico

Sendo considerado uma referência em transplantes no estado do Rio de Janeiro, o CHN é habilitado para realizar, entre outros tipos, o transplante hepático adulto e pediátrico. O paciente é tratado em uma linha de cuidado integral, que engloba desde as consultas clínicas e cirúrgicas em ambulatórios especializados até a realização do procedimento em nossa Unidade de Transplante e os cuidados pós alta-hospitalar.

Veja mais

Nosso site usa cookies para melhorar a navegação. Conheça o nosso Portal de Privacidade .