Logon
Blog

Ecocardiograma com estresse: saiba como o exame é feito

Procedimento permite avaliar funcionamento do coração depois de sobrecarga e pode ser feito com duas formas de estímulos

​Ao visitar um cardiologista, é normal que o médico solicite exames para analisar a saúde do coração. Nesse sentido, há dezenas de procedimentos que permitem a observação desse músculo tão vital. Neste texto, falaremos sobre os tipos de ecocardiograma com estresse. 

Para que serve um exame de ecocardiograma com estresse?

O ecocardiograma com estresse é um exame de ultrassom do coração que possibilita visualizar a contração do órgão em repouso e durante o esforço, seja físico, seja medicamentoso. 

Existem diversas possibilidades de exame que variam de acordo com o objetivo da investigação. A avaliação para isquemia miocárdica é a principal indicação e, em conjunto com o teste ergométrico de esforço em esteira ou bicicleta, pode ser atrelado ao uso de remédios (dobutamina, dipiridamol ou adenosina), marca-passo com estimulação atrial ou estimulação por meio de equipamento ou sob estresse emocional – para pacientes que já vivem com esse dispositivo. 

Qual a diferença entre ecocardiograma com estresse físico e farmacológico?

O início de ambas as abordagens é o mesmo: o médico realiza um ecocardiograma convencional, com o paciente em repouso. A partir daí, no caso de estresse físico, ele realiza o teste ergométrico em uma esteira ou bicicleta adequada até chegar ao esforço máximo. Nesse momento, o paciente é submetido a outra ecocardiografia.

Já para o ecocardiograma com estresse farmacológico, aplica-se uma medicação que altera a circulação sanguínea num ritmo semelhante ao de quando estamos realizando um exercício físico. Esse método é mais indicado para pessoas que têm limitações para realizar o esforço exigido pelo teste ergométrico. Segundo o Dr. João Tress, gerente médico do Serviço de Ecografia do CHN, o método farmacológico possui outras indicações além da doença coronariana: “O procedimento também serve para o estudo das válvulas cardíacas e da função de relaxamento e contração do coração, para a avaliação da viabilidade miocárdica em pacientes sabidamente isquêmicos, em pré-operatórios de cirurgias e em pacientes que apresentem neoplasias e são submetidos à radioterapia e /ou quimioterapia", explica.

Além disso, o médico conta que a utilização de eco tridimensional tem possibilitado, nos centros de excelência, resultados próximos a 88% de sensibilidade e 90% de especificidade. Para a realização do procedimento é necessário se preparar adequadamente. Confira caso a caso: 

  • alimentação antes do exame: físico (intervalo de uma hora para dietas leves e duas horas para alimentação normal) e farmacológico (jejum de quatro horas).
  • suspender a ingestão de cafeína 48 horas antes;
  • não utilizar cremes e pomadas no dia do exame;
  • não fumar até três horas antes;
  • não ingerir bebida alcoólica nas últimas 12 horas;
  • para o teste ergométrico, prefira roupas confortáveis. 

Importante: recomendamos que o paciente vá com um acompanhante. No caso de menores de 18 anos, é obrigatória a presença de um responsável. O exame dura cerca de uma hora e, depois de sua conclusão, é necessário permanecer em repouso por algum tempo antes de ser liberado. 

Para quem o ecocardiograma com estresse é indicado?

É comum que o médico solicite esse procedimento para quadros de suspeita de doença arterial coronária ou para quem passou por cirurgias de ponte de safena ou angioplastia coronária com ou sem a colocação de stent. 

Contraindicação

Pessoas que se encontram na fase aguda de síndromes coronárias ou que já tenham apresentado reação ao uso de dobutamina não devem ser submetidas ao ecocardiograma com estresse. 

Veja mais

Nosso site usa cookies para melhorar a navegação. Conheça o nosso Portal de Privacidade .