Logon
Blog

Dor nas costas e lombar: quando procurar um reumatologista?

Incômodo persistente na lombar pode ser sinal de condição crônica e exige cuidado profissional

Alguns fatores, como estresse, má postura, sedentarismo, sobrecarga e cálculo renal podem contribuir para o surgimento de dor nas costas. Quando esse incômodo é muito frequente, doloroso e vem associado a outros sintomas, o melhor é consultar um médico e investigar causas que podem não ser apenas um reflexo do estilo de vida, e sim uma alteração mais séria. A Dra. Luiza Fuoco Rocha, reumatologista do CHN, menciona doenças que têm a dor na lombar como sintoma e explica o papel da reumatologia para estabelecer a qualidade de vida de pessoas que apresentam esse quadro. 

Muita dor nas costas: o que pode ser?

Frequentemente, mulheres se queixam de dor nas costas e, além do peso da bolsa, fatores hormonais como a endometriose podem ser um agravante. Durante a gravidez, esse sintoma é comum e ocorre por conta do ganho de peso e, na reta final, a produção do hormônio relaxina deixa a musculatura mais flexível – dificultando que a gestante mantenha a postura corporal. Mulheres com seios avantajados também costumam ser vítimas desse tipo de incômodo. Para elas, o ideal é fazer uso de sutiã específico e, em determinados casos, cirurgia de redução das mamas.

Confira outras situações que podem causar dor nas costas:  

  • Lesão muscular: dor nas costas no lado direito, próximo à cintura, ou dor lombar do lado esquerdo podem ser sinal de trauma decorrente de atividades físicas ou trabalho (pessoas que carregam muito peso ou permanecem sentadas por um longo período, por exemplo);
  • Hérnia de disco: o desgaste dos discos intervertebrais se apresenta através de desconforto no meio das costas;
  • Estresse: tensão e má postura resultam em contratura muscular que, além de dor nas costas, pode causar torcicolo também
  • Muitas pessoas têm relatado dor nas costas como sintoma da Covid-19. Isso acontece porque os músculos do abdômen e das costas trabalham durante a respiração e doenças respiratórias exigem mais esforço para realizar o movimento de inspirar e respirar. 

Quando a dor na coluna pode ser preocupante?

“As situações que mais exigem atenção são aquelas em que há histórico recente de queda; fraqueza ou formigamento nas pernas e nos braços; dor na coluna associada a emagrecimento, febre, perda de controle da urina, osteoporose e condições crônicas que comprometem o sistema imune, como diabetes e hemodiálise", explica a médica. 

Quais os tipos de dor nas costas?

São seis os tipos de dor na coluna e eles variam de acordo com o agente causador.

  • Dor no meio das costas: tipo mais comum. Tem relação com fraturas e hérnia de disco;
  • Dor no meio do tórax e nas costas: pode ser uma simples dor muscular, mas também tem chance de estar atrelada às questões que prejudicam esôfago, coração, aorta ou coluna;
  • Cervicalgia: a dor na parte de cima das costas na região abaixo do ombro é ocasionada por instabilidade muscular ou alteração musculoesquelética;
  • Lombalgia: as causas mais frequentes de dor na lombar são sedentarismo, má postura ou cansaço;
  • Lordose e escoliose: alterações na curvatura da coluna podem ter origem genética ou ser adquiridas por meio de obesidade e postura incorreta;
  • Torcicolo: contração dos músculos da cervical.

A reumatologista destaca ainda os tipos de dor na coluna de acordo com o tempo de evolução:

“Na consulta, é muito importante que o paciente relate há quanto tempo o desconforto se faz presente, pois isso nos permite identificar se essa dor é aguda (até 4 semanas), subaguda (4 a 12 semanas) ou crônica (superior a três meses). O primeiro caso pode ser resultado de um trauma, acidente ou contratura, enquanto o segundo está relacionado à presença de fraturas ou hérnia de disco. Já a dor crônica indica condições degenerativas como artrose, lordose e escoliose ou doenças inflamatórias da coluna." 

Qual o sintoma de coluna inflamada?

A dor inflamatória da coluna começa devagar e vai aumentando aos poucos. “Ao contrário do incômodo proveniente de causas mecânicas, casos de coluna inflamada tendem a piorar com repouso prolongado, principalmente no período da manhã, e apresentam alívio após a prática de atividades físicas", afirma.                              

Qual médico devo procurar?

O médico reumatologista é quem realiza diagnósticos e tratamentos de alterações que afetam a coluna, como a dor na lombar. Segundo a dra. Luiza, o profissional escuta o relato do paciente para descobrir como começou, identificar se é uma dor que irradia e se tem algum sintoma neurológico, por exemplo.

Por meio do exame físico é possível verificar sinais de desalinhamento, assimetria de membros, desvio da coluna e dores miofasciais (que atingem o sistema musculoesquelético). Pacientes com menos de 45 anos que apresentem dor inflamatória por mais de três meses devem realizar exames complementares, de sangue e imagem, e iniciar o tratamento com anti-inflamatório e imunoterapia.

Veja mais

Nosso site usa cookies para melhorar a navegação. Conheça o nosso Portal de Privacidade .