Logo

Maternidade

3 minutos de leitura

Dez dicas de etiqueta para visitar um recém-nascido

A pediatra do CHN preparou uma lista com boas maneiras para essa ocasião especial
CT
Dra. Christine Tamar - Pneumologista pediátrica Atualizado em 05/06/2019

O nascimento de um bebê é um momento de euforia e muita celebração nas famílias. Todos desejam, ansiosamente, conhecer o recém-chegado. Mas é preciso cautela e boas maneiras na hora de visitar o recém-nascido tanto na maternidade quando em casa. Isso porque, nesse momento, mamães e papais estão criando o primeiro vínculo com o bebê e precisam se adaptar às mudanças.

Para evitar gafes e garantir um comportamento adequado na hora de visitar um neonato, a dra. Christine Tamar, pediatra e coordenadora da Área de Pediatria do CHN, preparou dicas de etiqueta.

1. Faça visitas rápidas e combine antes de ir

A nova família ainda está se adaptando à rotina após o nascimento do bebê. Por isso, é importante não ficar muito tempo na casa da nova mamãe, que está cansada e dormindo pouco. E não esqueça: nada de aparecer de surpresa. Ligue, mande mensagem, combine antes de aparecer.

2. Se estiver doente não vá

Segundo a pediatra Christine Tamar, o recém-nascido ainda não tem o sistema imunológico completamente desenvolvido e também ainda não tomou todas as vacinas de proteção. Por isso, ele fica mais suscetível à contaminação por vírus e bactérias. Recupere-se totalmente antes de ir conhecer o bebê.

3. Lave as mãos

Antes de chegar perto do bebê e, principalmente, tocá-lo lave as mãos. De preferência, mantenha um frasco de álcool em gel por perto para garantir a boa higienização. As mamães agradecem.

4. Não fume e evite usar perfumes

O bebê é muito sensível e seu olfato também. Evite fumar e usar perfumes quando for visitar um neném, para minimizar a possibilidade de surgirem alergias que ainda não foram diagnosticadas.

5. Não beije ou toque nas mãos do recém-nascido

A pediatra explica que, por meio do beijo, podem acontecer algumas contaminações, então, o mais indicado é evitar esse comportamento. Além disso, não é apropriado tocar nas mãozinhas do bebê, pois ele as coloca na boca constantemente, o que também pode provocar o contágio de doenças.

6. Colo só com autorização

Só pegue o bebê no colo se a mamãe oferecer. As boas maneiras indicam que você deve aguardar que a mãe o autorize a pegar o neném. Respeite e não julgue a decisão dela. Outro item importante da regra da etiqueta é: só publique foto do bebê nas redes sociais se a mãe permitir.

7. Não peça para acordar o bebê

Os pais já estão muito cansados e esperam ansiosamente o momento em que o bebê dorme. É quando eles têm tempo para as próprias tarefas e outras atividades. Por isso, na hora de visitar o recém-chegado, não cogite a hipótese de acordá-lo.

8. Ouça mais, opine menos

A nova mamãe, mesmo que já tenha outro filho, está passando por muitas transformações. É de bom tom exercitar a empatia e ouvir mais, evitando comentários, dicas, palpites e opiniões contrárias. Se ela discorda, respeite e aceite o momento dela, que está em um período sensível.

9. Ofereça ajuda

Se você tem intimidade com o casal, não hesite: ofereça auxílio. Algumas tarefas domésticas são deixadas de lado logo após o nascimento do bebê. Por isso, mãos à obra! Ajude com a louça suja ou a organização da casa.

10. Respeite a hora da amamentação

Esse momento é sagrado e requer um ambiente calmo para que mãe e bebê se conectem ainda mais. No início, a amamentação pode ser um desafio para os dois, por isso, é importante não potencializar as dificuldades. Ofereça-se para sair do local ou, na dúvida, aproveite o momento para ir embora.

Escrito por
CT

Dra. Christine Tamar

Pneumologista pediátrica
Escrito por
CT

Dra. Christine Tamar

Pneumologista pediátrica