Logon
Blog

Conheça mitos e verdades sobre a mamografia

Exame é fundamental para detectar a presença do câncer de mama

​O câncer de mama é um dos tipos mais comuns da doença que ameaça à saúde da mulher. Atrás somente do câncer de pele não melanoma, os tumores que atingem os seios podem acumular quase 60 mil novos casos por ano no Brasil. Hoje, por causa do acompanhamento médico regular e da mamografia, é possível identificar a doença em estágio inicial, porém, ainda existem muitas dúvidas em relação a como esse exame funciona. Veja, a seguir, alguns mitos e verdades sobre a mamografia.

Apenas as mulheres com histórico de câncer de mama devem fazer o exame

MITO. Segundo a dra. Daniela Selano, coordenadora da Obstetrícia do CHN, todas as mulheres, a partir dos 45 anos, devem consultar-se com um ginecologista e realizar exames periódicos de mamografia para detectar qualquer sinal de câncer de mama – incluindo o autoexame. Quem tem histórico de casos da doença na família deve começar a se precaver um pouco antes, aos 35 anos.

É possível fazer a mamografia menstruada

VERDADE. O ciclo menstrual não influencia no resultado do exame, mas o período que antecede a menstruação, sim, já que as mamas podem estar inchadas e sensíveis.

A radiação do exame pode prejudicar a saúde

MITO. A quantidade de raios X usada na mamografia é muito pequena e não interfere no funcionamento do organismo da paciente.

Dói fazer a mamografia

DEPENDE. Para realizar o exame, que é um procedimento não invasivo, é feita uma compressão na área da mama, para que o aparelho consiga captar todas as partes dela. “Nesse caso depende muito da percepção de dor da paciente. Algumas não sentem dor alguma, enquanto outras relatam incômodo durante o exame. Porém, qualquer tipo de sensação é suportável e passa logo após o término da mamografia", explica a médica.

Homens também podem fazer o exame

VERDADE. Apesar de ser possível realizar a mamografia em homens, ela só é solicitada quando existe alguma queixa de dor ou incômodo por parte do paciente. Segundo a dra. Daniela, o protocolo de rastreamento e detecção precoce do câncer de mama em homens não é usado, já que a incidência da doença no público masculino é muito baixa.

Quem tem silicone não pode fazer o exame

MITO. O silicone não interfere nos resultados da mamografia, assim como a realização do exame não traz danos à prótese.

Veja mais

Nosso site usa cookies para melhorar a navegação. Conheça o nosso Portal de Privacidade .