Logon
Blog

Condromalácia Patelar: quais sintomas e tratamentos mais indicados?

O quadro causa dor e pode limitar alguns movimentos, mas, com os devidos cuidados, é possível ter uma excelente qualidade de vida

Você fica muito tempo sentado e, quando se levanta, vem aquela dor. O incômodo também surge ao descer e subir escadas, ou até mesmo durante exercícios como corrida ou agachamento. Ou seja, basicamente em situações que colocam pressão na patela. Muito provavelmente, estamos falando aqui da condromalácia ou condropatia patelar. 

Na verdade, a condromalácia é um amolecimento da cartilagem da patela (o osso da frente do joelho). É o primeiro estágio da chamada condropatia patelar, que engloba uma série de alterações que podem ocorrer nessa cartilagem, do amolecimento até o desgaste mais severo.   
É comum a confusão destes nomes e o termo condromalácia acaba sendo usado mesmo quando estamos lidando com uma condropatia mais avançada.  

Siga a leitura e saiba mais sobre o diagnóstico da condromalácia e as formas de tratamento dessa complicação que atinge prioritariamente as mulheres. 

  

Condromalácia Patelar: o que é? 

A condromalácia patelar é o primeiro estágio da condropatia patelar, ou seja, é o amoldecimento da cartilagem da patela (osso da frente do joelho).
A condropatia patelar abrange todos os estágios de lesão da cartilagem, que vai desde o amolecimento (condromalácia) até desgastes mais severos. 


Principais causas

A condromalácia é uma lesão ortopédica causada por sobrecarga na articulação da patela. Os fatores mais comuns que geram essa sobrecarga são: 

  • Esportes de impacto como corrida e saltos/agachamentos; 
  • Sobrepeso / obesidade; 
  • Musculatura encurtada; 
  • Fraqueza muscular; 
  • Fatores ósseos anatômicos

Vale ressaltar que ao envelhecermos, ocorre um processo natural de degeneração da cartilagem.
  

Graus da Condromalácia Patelar

Na verdade, não existem graus de condromalácia patelar, mas sim de condropatia patelar, de acordo com o nível de comprometimento da cartilagem da patela. 

  • Grau 1: já existe um certo amolecimento da camada mais externa da cartilagem da patela. É a chamada condromalácia. Pode haver dor e inchaço local; 
  • Grau 2: há lesões localizadas na cartilagem que acometem menos de 50% de sua espessura; 
  • Grau 3: há lesões maiores, com mais de 50% da espessura; 
  • Grau 4: a cartilagem foi corroída deixando exposto o osso que a sustenta (abaixo dela). 

  

Sintomas da Condromalácia ou Condropatia Patelar 

Dentre os sintomas mais comuns de condromalácia ou condropatia patelar, podemos destacar: 

  • Dor na parte da frente do joelho; 
  • Estalidos ou crepitação na articulação; 
  • Aumento de volume na articulação do joelho (derrame articular); 

  

Algumas situações aumentam a pressão sobre a cartilagem da patela e podem piorar a dor. São elas: 

  • Corrida; 
  • Saltos e agachamentos; 
  • Subir e descer escadas 
  • Ficar muito tempo sentado/a 

 

Como é o diagnóstico? 

Para chegar a um diagnóstico, o médico ortopedista avalia as queixas do paciente e faz um exame clínico para checar se sintomas comuns da condropatia (como dor e estalidos) estão presentes.  

Se houver necessidade, o profissional pode pedir uma ressonância magnética para verificar o grau da lesão na cartilagem. 
 
 

Tratamentos para a Condromalácia Patelar 

De forma geral, quando há o diagnóstico de qualquer grau de condropatia patelar, a indicação inicial (fase aguda da doença) é de fisioterapia e medidas locais de melhora da dor e inflamação. 
 
Para aliviar a dor, podem ser administrados analgésicos e anti-inflamatórios, além de aplicação local de gelo.  
 
Logo que possível, são indicados treinos de reabilitação, que trabalhem flexibilidade, força e equilíbrio. Estes devem necessariamente ser feitos sob supervisão de um profissional habilitado. 
 
Se o tratamento conservador falhar e houver um nível razoável de comprometimento da cartilagem, também podem ser administradas medicações injetáveis como corticoides e ácido hialurônico. Essas injeções não são usadas no caso da condromalácia, estágio inicial da condropatia. 
 
Em último caso, recorre-se à cirurgia. 
 
 

Que médico procurar? 

Em caso de suspeite de condromalácia ou qualquer lesão que afeta o aparelho locomotor – como tendinites, bursite, lesões musculares – o médico a ser consultado é o ortopedista. ​

​​

Veja mais

Nosso site usa cookies para melhorar a navegação. Conheça o nosso Portal de Privacidade .