Logon
Blog

Como tem sido seu cuidado com a saúde mental

Entenda o que é a saúde mental, principais orientações de como cuidar e sua importância para o bem-estar

Sabemos que para uma pessoa se sentir bem e com qualidade de vida, ela precisa estar saudável mentalmente e fisicamente. A vida está cheia de necessidades que incluem exigências, mudanças na rotina - muitas vezes repentinas -, novos desafios e escolhas, mas a forma de lidar com cada uma dessas emoções determina a qualidade de vida emocional no dia a dia.

O que é saúde mental?

Quando o assunto é saúde mental, é comum a associação imediata à doença mental, no entanto, o termo “saúde mental" vai além da ausência de apenas alguma doença. Ele está relacionado, em grande parte, à forma como cada um reage às diversas emoções da vida, como tristeza, amor, frustração, satisfação, raiva, doença, luto e alegria.

Segundo Marcely Quirino, psicóloga do CHN, a percepção de si mesmo é o fator chave para perceber os sinais de alerta de que algo que está errado no nosso corpo. Conhecer a si mesmo é muito importante para perceber esses sinais de imediato, que podem manifestar-se como sono ruim, aumento ou perda de peso, baixa energia, tristeza permanente, baixa tolerância, alteração de humor e negação do próprio adoecimento.

De acordo com definições da Organização Mundial da Saúde (OMS), a saúde emocional é um estado de bem-estar em que a pessoa conhece as próprias habilidades, lida com os fatores estressantes e normais da vida, trabalha produtivamente e é capaz de contribuir com a sociedade.

É importante saber que todos têm pontos de fragilidade e que as reações diante dos desafios da vida também variam de pessoa para pessoa de acordo com sua estrutura emocional e experiências próprias. Estar em boa saúde emocional é saber aceitar os desafios e aprender a lidar com as emoções, sejam elas negativas ou positivas, sentir-se bem consigo e com as pessoas ao redor, perceber os limites e procurar por ajuda sempre que necessário.

Os efeitos da saúde mental na saúde física

É possível observar uma série de sintomas físicos que podem ser decorrentes de problemas relacionados à saúde emocional. A depressão pode causar dores no corpo, insônia e cansaço. Já a ansiedade desencadear sensação de desmaio, sudorese, taquicardia e tremores. É preciso sempre analisar o histórico de vida para avaliar o paciente e indicar um caminho adequado para melhora da qualidade de vida.

Como cuidar da saúde mental

Embora nem sempre seja possível se afastar dos problemas e simplesmente viver em um mundo sem estresse, é possível buscar maneiras de se preparar melhor emocionalmente para lidar com as novidades e desafios que se apresentam diariamente.

Distancie-se um pouco de notícias e redes sociais

Uma dica é desconectar-se um pouco do excesso de informações. Sim, isso mesmo, o acesso à uma quantidade enorme de informações gera ansiedade e, consequentemente, aumenta o estresse.

Ocupe-se com o que te faz feliz

Ter um propósito de vida que o mantenha motivado gera bons sentimentos de satisfação e realização. É importante incluir nas atividades coisas que gosta de fazer. Mesmo que encontre desafios, realizar algo prazeroso faz bem ao equilíbrio mental.

Mantenha contato com pessoas queridas

Embora nos últimos meses o contato social tenha sido evitado, é importante manter o contato com pessoas das quais gostamos, com nossos familiares em casa e também com pessoas que estão distante, seja por telefone ou internet. Essa interação beneficia muito a qualidade de vida emocional.

 Cuide do seu sono e alimentação

Ter uma noite de sono bem dormida e priorizar uma alimentação de qualidade na maior parte do tempo, com variedade de frutas, legumes e verduras e pouca ingestaõ de alimentos industrializados, também são importantes para a saúde do corpo e da mente.

Reduza o consumo de bebidas alcoólicas e cafeína

O excesso de álcool e cafeína, presente em alguns refrigerantes e até no famoso cafezinho, podem impactar o corpo de forma negativa e prejudicar a qualidade de vida. Beba sempre com moderação!

Faça uma autorreflexão sobre si mesmo

As perguntas a seguir servem para uma autorreflexão sobre as áreas de maior atenção na saúde mental. No entanto, não existe resposta certa ou errada. Se a maioria das respostas for sim, indica um maior equilíbrio. Se a maior parte for não, indica que há maior vulnerabilidade emocional e necessidade da busca pelo equilíbrio.

  • Eu respeito a mim e aos meus limites?
  • Esforço-me para cuidar de mim mesmo?
  • Tenho controle das minhas emoções?
  • Reajo sempre bem diante das situações difíceis?
  • Tenho algum sentimento de compaixão por mim mesmo?
  • Perdoo a mim e aos outros com facilidade?
  • Acredito que as pessoas são confiáveis e bem intencionadas?
  • Faço o que está ao meu alcance para manter a saúde física?
  • Tenho consciência das minhas vulnerabilidades emocionais?
  • Vejo o futuro com esperança e altruísmo?​


Veja mais

Nosso site usa cookies para melhorar a navegação. Conheça o nosso Portal de Privacidade .