Logon
Blog

Como proteger as crianças durante as férias

Cuidados são essenciais para manter a saúde durante os dias quentes

Com a proximidade do final do ano e o avanço da vacinação em todo o país, muitas famílias planejam passear ou viajar com suas crianças e aproveitar os dias quentes de verão. Porém, para que este momento continue sendo o mais seguro possível para todos, é muito importante adotar algumas medidas de segurança para garantir o bem-estar e a diversão – principalmente dos pequenos.

Segundo a dra. Christine Tamar, coordenadora da Pediatria do CHN, um dos principais cuidados ainda precisa ser em relação ao uso de máscara e álcool em gel em público, assim como evitar locais fechados e/ou com muitas pessoas. Neste caso, é melhor optar por espaços abertos e que ofereçam bastante possibilidade de distanciamento entre as famílias, como parques ou praias vazias.

“É importante lembrar que estamos no verão no início do ano, então as temperaturas tendem a aumentar bastante. Caso o destino seja um lugar conhecido pelo calor, se preparar muito bem para o ambiente é essencial para evitar desconfortos ao longo do dia ou até mesmo casos mais graves, como a insolação ou a desidratação"

​Dicas de proteção para dias muito quentes

  • evite a exposição direta ao sol entre os horários de pico (10h às 16h)
  • mantenha garrafas d'água sempre por perto
  • passe protetor solar em todo o corpo (e reaplique de três em três horas em caso de contato com água da praia ou piscina)
  • use bonés, chapéus e óculos escuros para proteger a cabeça e os olhos 

Como evitar a hepatite A no verão

Na hora do almoço, lanche ou jantar, opte por locais já conhecidos ou que demonstrem preocupação com a higiene dos alimentos, mesas e ambientes. De acordo com a dra. Christine, alimentos mal lavados ou que não foram preparados da maneira correta podem oferecer uma série de riscos tanto às crianças quanto aos adultos, como intoxicação alimentar e possibilidade de contágio da hepatite A. No calor, também é importante reduzir a quantidade de alimentos gordurosos, açucarados ou muito pesados, que dificultam a digestão e podem causar mal-estar ao longo do dia. Dê preferência às frutas, sucos naturais e pratos mais leves.

Use sempre o repelente

Outra dica muito importante e não esquecer o repelente! O verão é um período propício para os surtos de dengue e outras arboviroses, como a zika e a Chikungunya, então é importante sempre passar o repelente e evitar áreas com registro de muitos casos dessas doenças.

Veja mais

Nosso site usa cookies para melhorar a navegação. Conheça o nosso Portal de Privacidade .