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Como preparar lanches saudáveis para as crianças levarem para a escola

Alimentos naturais melhoram a saúde e beneficiam o aprendizado na infância

A alimentação adequada das crianças é uma das grandes preocupações dos pais. Com a rotina cada vez mais corrida, acaba faltando tempo para pensar em boas opções de lanche para a escola e, por causa disso, muitas crianças acabam levando biscoitos, salgados, bolos, doces e outras alternativas rápidas que prejudicam a saúde.

Segundo a dra. Christine Tamar, coordenadora da Pediatria do CHN, esse tipo de lanche não só influencia o desenvolvimento de quadros de obesidade infantil, diabetes tipo 2, colesterol alto e outras doenças como também impacta negativamente o rendimento dos pequenos na escola.

“Quanto mais açúcar, mais ativa fica a criança, o que, em alguns casos, impede que ela preste atenção no que é ensinado. Além disso, alimentos pobres em nutrientes e ricos em carboidratos simples, como farinhas brancas, não mantêm os pequenos saciados, deixando a fome bater pouco tempo depois de comer”, explica a médica.

Para preservar o aprendizado e a saúde das crianças, vale passar um tempo a mais na cozinha e preparar opções melhores para o lanche da escola. Sanduíches naturais e mais saudáveis, com salada de tomate, queijo e presunto; legumes cozidos e cortados em tirinhas, como cenouras; frutas descascadas e cortadas, como maçã, pera, uva, banana e fatia de melancia; e iogurtes naturais são uma boa pedida para fornecer os nutrientes necessários para ajudar no crescimento, no aprendizado e no fortalecimento do sistema imunológico infantil.

Segundo a dra. Christine, a água de coco e o suco natural – e não a versão industrializada em caixinha – entram como substitutos ao refrigerante e ao achocolatado, que também promovem a obesidade e fazem mal aos pequenos. Quanto mais cedo os bons hábitos alimentares forem ensinados às crianças, mais saudável será a sua alimentação ao longo da vida.​

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