Logon
Blog

Como o estresse pode afetar o coração

Saiba como ele atinge o organismo e provoca alterações cardiovasculares

O estresse cada vez mais comum no cotidiano, podendo ser provocado pela ansiedade ou depressão devido às mudanças no estilo de vida ou à exposição a um determinado ambiente. Uma rotina intensa de trabalho, cobranças na família e trânsito, por exemplo, são alguns dos principais fatores que causam essa sensação.

Segundo a Dra. Márcia Lopes, cardiologista do CHN, o estresse é uma reação natural do organismo que ocorre quando vivenciamos situações de perigo ou ameaça que deixa o corpo em estado de alerta e provoca alterações físicas e emocionais. Mas, quando vivido por um período prolongado, reduz a resistência do organismo e predispõe ao surgimento de doenças físicas e psíquicas, como asma, alergias, urticárias, doenças gastrointestinais e cardiovasculares.

De acordo com o Ministério da Saúde, o estresse se apresenta de duas formas: crônica, sendo constante no dia a dia, mas de forma mais branda; e aguda, que é mais intensa e curta, sendo causada normalmente por situações traumáticas, como a depressão no falecimento de um parente.

Muita tensão emocional estimula a liberação de hormônios em grande quantidade, principalmente adrenalina e cortisol. Eles aumentam os batimentos cardíacos e a pressão arterial e preparam o organismo para situações de perigo, mas também aumentam o risco de arritmias, hipertensão e infarto. A batida do coração tem um tempo certo para que receba o sangue de todo o corpo e possa novamente bombeá-lo e, quando esse batimento ocorre antes do que deveria, envia para o organismo uma quantidade de sangue menor do que o esperado. Isso pode gerar falência em outros órgãos, como falta de oxigenação cerebral, levando à síncope, disfunção renal e insuficiência respiratória.

 

Como se prevenir ​

Para manter o organismo saudável, é preciso sempre cuidar da alimentação e manutenção de atividades físicas. Durante a realização de exercícios mais intensos, são liberadas endorfinas que neutralizam a adrenalina, melhorando as funções cardiovasculares e respiratória. Atividades de bem-estar, manutenção da qualidade do sono, convívio social e tratamento de outras doenças também contribuem para redução do estresse. O uso de medicações, quando necessário, devem ser indicadas por um médico especialista. 

 

Confira algumas ideias relaxantes para incluir em sua rotina:


Tenha um momento de silêncio: para quem mora em áreas urbanas e barulhentas isso pode provocar estresse.

Evite situações que provoquem sentimento de raiva: tente manter a calma e respire fundo.

Permita-se ter atividades prazerosas:  fotografar, cantar, pintar, dançar ou cozinhar são práticas relaxantes e benéficas para mente e corpo.

Pratique atividades físicas: uma caminhada até o trabalho ou subir escadas é útil, mas não caracteriza exercícios físicos. O ideal seria realizar exercícios físicos mais intensos por cerca de 30 minutos ao dia, ao menos três vezes na semana.

Atenção com as urgências: saiba quais são suas responsabilidades e organize as tarefas. Analise se tudo precisa mesmo ser resolvido com urgência e negocie os prazos.

Realização profissional: um bom ambiente de trabalho, que proporcione um bom ambiente de trabalho, beneficia a saúde e a qualidade de vida.

Havendo sintomas como dor no peito, falta de ar, fadiga e cansaço progressivo, associados ao estresse, o ideal é levar o paciente para emergência mais próxima de sua residência.

 

Instituto Cardiovascular do Complexo Hospitalar de Niterói

 

O Instituto Cardiovascular (ICV) do CHN dispõe de alta tecnologia para diagnóstico, tratamento e acompanhamento de pacientes, aliada a um corpo clínico de excelência e equipe multidisciplinar especializada. Nosso serviço é focado no acolhimento seguro, ágil e personalizado de pacientes de todas as idades com apoio da Telemedicina e da Genética na abordagem das doenças cardiovasculares e cardiometabólicas.

Através do desenvolvimento de estruturas especializadas em diferentes áreas da cardiologia, nossos médicos proporcionam uma linha de cuidado integrada e focada na experiência do paciente. Ela começa já nas consultas e exames de rotina nos ambulatórios cardiovasculares do SER CHN - Soluções Médicas Integradas e o acompanha até os cuidados no pós-alta-hospitalar. Muitas vezes, esse acompanhamento é feito com um dos nossos médicos através da teleorientação, mantendo o paciente no conforto de casa enquanto cuidamos de sua saúde. ​




Veja mais

Nosso site usa cookies para melhorar a navegação. Conheça o nosso Portal de Privacidade .