Logon
Blog

Como é feita a reabilitação cardiopulmonar de pacientes após o COVID-19

Pacientes que foram infectados pelo novo coronavírus (SARS-COV-2), na grande maioria dos casos, devem passar por uma reabilitação cardiopulmonar

​​​​​​​Pacientes que foram infectados pelo novo coronavírus (SARS-COV-2), na grande maioria dos casos, devem passar por uma reabilitação cardiopulmonar. Isso se deve, principalmente, ao período de internação, que costuma demorar algumas semanas e ao comprometimento do organismo pela ação do vírus. Segundo a dra. Joelma Dominato, cardiologista especializada em Medicina do Exercício do CHN, essa reabilitação é uma abordagem feita com o apoio de uma equipe multidisciplinar formada por cardiologista, pneumologista, fisioterapeuta, psicólogo, nutricionista e professor de educação física. Juntos, esses profissionais podem abordar todas os possíveis comprometimentos do organismo do paciente que ainda devem ser melhorados para que ele recupere sua qualidade de vida.

“Sabemos que a COVID-19 é uma doença que atinge principalmente o funcionamento do sistema respiratório, mas o coração, a musculatura periférica e as partes neurológica e psicológica do paciente também ficam seriamente debilitados. Eles emagrecem muito, devido à perda considerável das massa e função muscular, o que chamamos de sarcopenia”

Após o período de isolamento, o paciente deve passar por uma avaliação com os cardiologista, pneumologista, professor de educação física e fisioterapeuta para que eles possam detectar as principais deficiências em seu organismo e traçar a estratégia da reabilitação – que sempre deve ser feita de forma personalizada, levando em consideração as necessidades de cada paciente. A reabilitação cardiopulmonar envolve treinos aeróbicos, de fortalecimento muscular, de equilíbrio e da musculatura respiratória, sempre acompanhados presencialmente pelo cardiologista, fisioterapeuta e professor de educação física.

O que a reabilitação cardiopulmonar com equipe multidisciplinar pode melhorar no paciente

  • Capacidade respiratória e condicionamento físico
  • Aumento da massa muscular
  • Restabelecimento do sistema nervoso autônomo
  • Força, desempenho físico e equilíbrio (principalmente em idosos)
  • Saúde mental

Em paralelo aos treinos, o paciente é encaminhado ao nutricionista, que definirá uma dieta especialmente pensada para suas necessidades, e ao psicólogo, que trabalhará as questões emocionais apresentadas por muitos pacientes. Segundo a dra. Joelma, a melhora na qualidade de vida do paciente que vence a COVID-19 pode ser percebida em semanas após o início da reabilitação cardiopulmonar e a duração do programa é definida pela equipe multidisciplinar que acompanha o paciente.

CHN promove acompanhamento de pacientes após alta da COVID-19

Pacientes que receberam alta após o tratamento para COVID-19 podem fazer a reabilitação cardiopulmonar com uma equipe multidisciplinar formada por especialistas do hospital no SER CHN –Soluções Médicas Integradas. Localizado na Unidade II (Rua Manoel de Abreu, nº 9, no Centro de Niterói), o espaço oferece atendimento ambulatorial com exames e consultas em mais de 40 especialidades, entre em contato pelo número (21) 2729-1000 (opção 1) para saber mais.

Veja mais

Nosso site usa cookies para melhorar a navegação. Conheça o nosso Portal de Privacidade .