Maioria da população, as mulheres sempre tiveram participação importante na constituição da sociedade. Nas últimas décadas, o mundo tem se tornado mais receptivo a elas e, com isso, as mulheres puderam expandir sua área de atuação na sociedade com o poder de escolha que as permite investir na carreira, cuidar da casa ou dar conta desses dois mundos.
No mês da mulher, convidamos você a não se esquecer de olhar também para si mesma. Para isso, a Dra. Daniela Selano, coordenadora de obstetrícia do CHN, compartilha dicas de como cuidar da saúde feminina.
Consulte seu ginecologista
Visitar um profissional de ginecologia regularmente ajuda a prevenir doenças ou diagnosticá-las em estágio inicial, quando o prognóstico é melhor. O exame Papanicolau – mais conhecido como preventivo – detecta lesões no colo do útero. Muitas pessoas acreditam que esse exame deve ser realizado anualmente, a partir da primeira relação sexual. No entanto, ele é recomendado para mulheres com idade entre 25 e 59 anos e, segundo a médica, deve ser feito anualmente.
Cuide da alimentação
Uma dieta balanceada e específica para as necessidades do organismo diminui o risco de desenvolver cardiopatias, diabetes tipo 2 e diversos quadros de câncer. Consulte um nutricionista ou nutrólogo para obter o melhor plano alimentar para você e, de forma alguma, utilize substâncias ou medicamentos que prometem emagrecimento rápido.
Pratique atividades físicas
Não há contraindicação para a prática de exercícios, desde que seja supervisionada por um profissional de educação física. Os esportes trazem diversos benefícios para a saúde, como melhora da circulação sanguínea, fortalecimento do sistema imunológico e dos ossos, redução do risco de doenças cardiovasculares e ativação dos circuitos cerebrais.
Dê atenção à saúde mental
Muitas mulheres cumprem dupla ou até mesmo tripla jornada e se dividem entre as funções do trabalho, a maternidade e os afazeres domésticos. Com isso, além de sobrecarregadas, elas acabam se esquecendo dos cuidados consigo mesmas. Reserve um momento para a prática de hobbies que tragam satisfação pessoal. Praticar um esporte, aprender um novo idioma, tocar algum instrumento e ouvir música são apenas exemplos de atividades que contribuem para a redução do estresse e da ansiedade. Além disso, contar com um profissional de psicologia ajuda a lidar com questões como estresse, depressão, ansiedade e burnout.
Proteja a pele
A vitamina D (proveniente dos raios solares) é importante para o bom funcionamento do organismo, mas isso não exclui o uso do filtro solar, que previne manchas no rosto e reduz as chances de desenvolvimento do câncer de pele. Outra dica importante é não se esquecer de higienizar a pele diariamente.
Controle a pressão arterial
A hipertensão é uma das doenças de maior prevalência entre a população brasileira e, apesar de ser mais frequente entre os homens, as mulheres têm desenvolvido esse quadro cada vez mais cedo. Além disso, durante a gravidez, a pressão alta favorece o surgimento da pré-eclâmpsia e, consequentemente, do parto prematuro. A Dra. Daniela ainda chama atenção para a importância de uma rotina de cuidados que inclua consultas de rotina: “Quadros como hipotireoidismo, infecção urinária, candidíase e obesidade têm sido cada vez mais frequentes entre as mulheres e, para combatê-los, o ideal é consultar um profissional sempre que houver qualquer intercorrência", conclui a especialista.
CHN mulher: cuidado de excelência para a saúde feminina
O CHN mulher é um espaço dedicado ao cuidado feminino com o diferencial da estrutura de um hospital de alta complexidade. Aqui você encontra exames e consultas de pré-natal, ginecologia, obstetrícia, cardiologia, endocrinologia, reumatologia, nutrição e psicologia, além de outros serviços especializados na saúde da mulher e da gestante. Para dúvidas e agendamentos, ligue para (21) 2729-8137.