Logon
Blog

Como aproveitar as férias com segurança?

Dicas simples para proteger quem ficará em casa e quem vai viajar no verão

O verão é uma das épocas mais esperadas do ano por quem adora viajar e aproveitar momentos de lazer ao lado da família e dos amigos. Não por acaso, muitas pessoas aguardam a estação para tirar férias e conhecer paisagens dentro e fora do Brasil, porém, em meio à pandemia da COVID-19, os planos para este início de ano tendem a ser mais contidos.

Segundo o dr. Alex Sander Ribeiro, coordenador da Emergência do CHN, ainda é necessário ter muita cautela ao cogitar viagens e saídas prolongadas de casa, principalmente diante do aumento no número de casos em diversos países. Mas, com as devidas medidas de segurança sempre em mente e alguns ajustes na programação, é possível aproveitar as férias com muita segurança e sem deixar a diversão de lado.​

“A parte mais importante continua sendo seguir os protocolos para evitar o contágio, como o uso de máscaras e a higienização das mãos ao longo do dia. Esse hábito deve ser mantido em qualquer situação, tanto para quem passará as férias em casa quanto para aqueles que escolheram viajar"

​O mais recomendado é que as pessoas ainda restrinjam as saídas de casa sempre que possível e escolher atividades que possam ser feitas em família na sala ou no quarto, como uma maratona de filmes ou tarde de jogos e brincadeiras. Ao sair, é indicado explorar pontos turísticos e atrações que estejam bem perto de casa – principalmente aquelas em espaço aberto, como parques e cachoeiras, e que não reúnam muitas pessoas de uma vez. Além de ajudar na segurança, esse tipo de passeio ainda permite conhecer mais sobre o seu bairro e ver paisagens que geralmente são esquecidas no dia a dia.

Recomendações de prevenção em passeios e viagens

  • ​Use a máscara de forma correta (cobrindo a área da boca e do nariz) em todos os momentos
  • Higienize as mãos com água e sabão ou álcool em gel até os cotovelos ao longo do dia, principalmente antes das refeições e após entrar em contato com superfícies
  • Mantenha uma distância segura de cerca de um metro e meio para outras pessoas
  • Não compartilhe objetos pessoais, como celulares e talheres
  • Ao retornar para casa, separe imediatamente a roupa suja para higienização


Já para quem não abre mão de viajar, é imprescindível fazer algumas alterações no itinerário para diminuir as chances de contágio. Locais com alto índice de contágio devem ser evitados e, ao buscar orientações sobre o destino, certifique-se de que ele permite a entrada de turistas. Segundo o dr. Alex, as pessoas devem preferir o carro aos demais meios de transporte, como avião e ônibus, para não entrarem em contato com muitas pessoas de uma vez. As superfícies de contato em quartos de hotéis ou casas também devem ser higienizadas com frequência usando álcool 70%.

Caso não seja possível higienizar as roupas usadas durante a viagem, elas devem ser guardadas em sacos e longe do contato com as roupas ainda limpas. Ao retornar para casa, elas devem ser imediatamente lavadas para evitar a chance de carregar o vírus para dentro de casa.

Veja mais

Nosso site usa cookies para melhorar a navegação. Conheça o nosso Portal de Privacidade .