Logon
Blog

Como aproveitar as férias com segurança?

Hábitos simples são eficazes para manter a saúde neste início de ano

​Para garantir a diversão nas férias sem descuidar do bem-estar, seja ao ar livre, seja em casa, é preciso ter alguns cuidados simples, mas muito eficientes. Confira abaixo algumas dicas do Dr. Felipe Ribeiro Henriques, clínico, intensivista e coordenador do SER CHN – Soluções Médicas Integradas sobre como se divertir com proteção.

Principais cuidados


Algumas sugestões valiosas são muito úteis para manter o período de descanso e o passeio ao ar livre mais seguros. Para aproveitar essa estação da melhor forma, veja como se cuidar.

Água é vida!


Nos dias quentes, não se esqueça de manter o corpo hidratado. Cerca de 60% de homens e 50% de mulheres sofrem com desequilíbrio na reposição de água, o que favorece o surgimento da desidratação. Tal cenário gera consequências que podem desencadear fraqueza, dor de cabeça, cansaço e tontura. Para evitar esse quadro, beba água, água de coco e sucos naturais ao longo do dia.

Acessórios para todas as ocasiões


Utilize bonés, viseiras, chapéus e guarda-sóis para bloquear o contato direto do sol com a pele ou a cabeça e mantê-las sempre protegida, principalmente nos horários de pico da incidência solar, entre 10h e 16h. Além de diminuírem as chances de desenvolver câncer de pele, os acessórios também previnem o ressecamento da pele e o aparecimento de manchas, inclusive no cabelo.

Evite o excesso de bebidas alcoólicas


Ingerir uma quantidade maior de bebidas alcoólicas causa uma sequência de alterações no organismo que podem levar ao desmaio e a consequências mais sérias a longo prazo, como interferir na função hepática. Se for beber, faça com moderação: seu corpo agradece!

Alimente-se bem


Nessa época, devemos optar por alimentos leves e de fácil digestão, como frutas com alto teor de água e saladas cruas. Além disso, devem-se evitar alimentos gordurosos para facilitar o processo digestivo. Outra atitude importante é trocar os sorvetes de chocolate ou flocos por picolés de frutas. Prefira carnes magras.

Cuidado com a pele exposta ao sol


É natural querer tirar aquela palidez de um ano inteiro de trabalho no escritório, mas o bronzeado precisa ser feito com cautela. Assim, use sempre protetor solar com fator de proteção no mínimo 30 e se resguarde da exposição solar entre 10h e 16h.

Durma bem para se recuperar para o dia seguinte


Tão importante quanto se hidratar é manter os exames em dia e estabelecer uma boa rotina de sono para recarregar as energias e aproveitar ao máximo os passeios do dia seguinte. Mesmo durante as férias, se puder, durma cedo para ficar mais disposto.

Cuidado com os insetos!


Neste período do ano, os mosquitos se proliferam com mais facilidade. Cuide das áreas da casa para que não acumulem água e use um repelente durante os passeios para evitar arboviroses (como a dengue, a zika e a chikungunya) e incômodos.

Cuide da saúde antes e durante a viagem


Se for viajar, faça antes um check-up médico para saber se está tudo bem com seu organismo. Não se esqueça de aferir a pressão e fazer eletrocardiograma e outras avalições essenciais para que não haja surpresas. Analise as condições do clima do lugar para onde você vai, prepare roupas adequadas, compre medicamentos ou tome vacinas caso seja necessário.

O Dr. Felipe reforça ainda que não podemos abrir mão dos cuidados para evitar a transmissão da Covid-19, como usar máscara, lavar as mãos com água e sabão com frequência, utilizar constantemente álcool gel 70% para higienização e respeitar o distanciamento social.

O que fazer durante as férias?


Aproveite esse tempo para atividades ao ar livre, com cuidado e longe de aglomerações. Curta os dias ensolarados e se refresque, isso fará bem à mente e ao corpo. Além disso, usufrua das férias para ler um pouco, conversar com os amigos ao telefone, cuidar da família, cantar, dançar, assistir a filmes, tudo com calma para desacelerar e recarregar as energias.​

Veja mais

Nosso site usa cookies para melhorar a navegação. Conheça o nosso Portal de Privacidade .