Logon
Blog

Comemorações de fim de ano em casa: saiba como evitar acidentes

Medidas simples para evitar traumas, como cortes e queimaduras, durante o encontro

Geralmente as festas de final de ano são um grande momento para reunir toda a família, encontrar os amigos queridos e conhecer pessoas novas na orla da praia ou em festas por todo o país. Porém, diante da necessidade de manter as medidas de prevenção contra a Covid-19, os últimos dias de 2020 prometem ter uma proposta mais intimista, como uma pequena comemoração em casa. 

Segundo o dr. Helio Machado Vieira Jr., coordenador do Centro de Trauma do CHN, é recomendado que as pessoas deixem de lado as grandes aglomerações este ano e mantenham o foco em casa, apenas com a família – mas sem deixar de o uso das máscaras e a higienização as mãos com água e sabão ou álcool gel. E como cuidado nunca é demais, também é necessário ter atenção com alguns detalhes das festas em casa para evitar acidentes.

“Apesar de já estarmos acostumados com nossas casas e nos sentirmos seguros nela, alguns hábitos podem deixá-la ainda mais preparada para receber uma quantidade maior de pessoas do que o habitual, como nas festas de fim de ano. O cuidado com pratos quentes e velas, por exemplo, é essencial para evitar queimaduras" 

Outro detalhe que merece atenção é com objetos cortantes, como facas, e aqueles feitos de materiais frágeis, como porcelana e vidro, que podem causar sangramentos caso entrem em contato com a pele. Para diminuir as chances de acidentes, deixe os talheres mais perigosos de forma isolada, como no centro da mesa, e ao alcance apenas de adultos; no caso dos copos, taças e travessas de vidro e porcelana, eles podem ser substituídos por suas versões em plástico ou material mais resistente. 

Muitas pessoas adoram enfeitar a casa para as festas de Ano Novo, mas para garantir a segurança e evitar quedas, principalmente de crianças e idosos, é recomendado que os tapetes e panos no chão de todos os cômodos da casa sejam guardados e que objetos de uso mais frequente, como pratos e celulares, sejam mantidos ao alcance das mãos para evitar o esforço desnecessário. A atenção com a bebida também é necessária, já que o excesso de álcool no sangue altera momentaneamente o discernimento da pessoa sobre o que está ocorrendo ao seu redor e ela pode não perceber que está em perigo de sofrer um acidente.

“Caso ocorra algum acidente com queda, sangramento ou queimadura, é muito importante que a primeira ação seja a de levar o paciente para a emergência ou de chamar o atendimento médico especializado. Quanto mais rápido o socorro for feito, mais chances o paciente tem de resguardar a sua saúde e qualidade de vida" 

Segundo o dr. Helio, em relação aos acidentes que envolvam sangramento, uma dica para diminuir o volume de sangue perdido é usar um tecido limpo, gaze ou torniquete para aplicar pressão e conter a área lesionada até que o paciente seja atendido pelo médico. Com essas medidas de segurança, as chances de viver um Ano Novo mais feliz e seguro são consideravelmente maiores.​

Veja mais

Nosso site usa cookies para melhorar a navegação. Conheça o nosso Portal de Privacidade .