Logon
Blog

Cinco coisas que você precisa saber para cuidar dos rins

Ingestão de água e moderação nos carboidratos preservam a função renal

O Dia Mundial do Rim foi criado para conscientizar a população sobre os cuidados necessários para cuidar da saúde dos rins. Eles são responsáveis por manter o equilíbrio do meio interno e das funções vitais, ou seja, a composição do líquido que envolve as células. Para isso acontecer, ele filtra 1.700 litros de sangue por dia e elimina diversas substâncias não desejáveis. Sendo assim, o mau funcionamento dos rins impacta em toda a saúde.

Segundo o dr. Alan Castro, coordenador do Setor de Nefrologia e Transplante Renal do CHN, a herança genética humana não foi feita para o sedentarismo e a má alimentação, o que faz com que o estilo atual de vida seja o fator de risco mais impactante na expectativa de vida. Os cinco hábitos para cuidar melhor da saúde dos rins e do corpo são:

1. Beber água

Consumir ao menos dois litros d’água ao dia não só hidrata o corpo como também promove um cuidado generalizado ao organismo, incluindo a função renal.

“Quando há falta d’água no organismo, os rins não conseguem trabalhar da mesma forma e sua função de filtragem fica debilitada, o que pode acumular toxinas indesejadas no corpo”, explica o dr. Alan.
Para saber com mais precisão a quantidade de água a ser ingerida diariamente, é indicado procurar um médico, que fará uma avaliação geral do organismo.

2. Evitar o excesso de gordura corporal

Quanto mais gordura o paciente tiver estocada no corpo, mais perigo ela oferece tanto para os rins quanto para os outros órgãos, como o coração e o fígado. A área a ser irrigada pelo sangue também aumenta, fazendo com que os rins precisem trabalhar mais do que o normal para suprir as novas necessidades do corpo.

Segundo o dr. Alan, é indicado que o paciente que está acima do peso procure um nutrólogo ou nutricionista para avaliar seu Índice de Massa Corporal (IMC) e fazer as mudanças necessárias caso seja preciso.

3. Diminuir a quantidade de sal e açúcar

O excesso de sal e açúcar na dieta pode trazer muitos problemas para a saúde do paciente, como pressão alta (hipertensão), diabetes e sobrepeso. É aconselhável adicionar o mínimo possível desses componentes no dia a dia e evitar ao máximo comidas processadas, congeladas e industrializadas, que têm em sua composição quantidades muito grandes de sal e açúcar. Acompanhar a saúde por meio de um check-up anual também é indicado.

4. Evitar a automedicação

A automedicação, especialmente com anti-inflamatórios, é um hábito que muitas pessoas têm, mas poucas entendem de fato o que ela pode causar. Quanto mais medicamentos desnecessários o organismo receber, mais substâncias o rim e o fígado precisarão filtrar para evitar o excesso de toxinas, o que, consequentemente, sobrecarrega a função renal. 

“Por mais inofensivo que um analgésico de uso rotineiro possa parecer, ele deve ser tomado apenas na dosagem indicada pelo médico e durante o período que ele estipulou”, explica o médico.

5. Praticar exercícios físicos

O sedentarismo é um grande mal que pode prejudicar diretamente o organismo. Praticar exercícios físicos ao menos três vezes na semana é uma ótima forma de combater a obesidade e prevenir muitas doenças, como as que atingem o coração, o fígado e os rins.
Porém, segundo o médico, antes de começar a correr ou entrar na academia, é indicado procurar um médico para avaliar se há algum fator impeditivo que restrinja a prática de exercícios.​​

Veja mais

Nosso site usa cookies para melhorar a navegação. Conheça o nosso Portal de Privacidade .