Logon
Blog

Chegou o verão: como aproveitá-lo com cuidado

Para desfrutar da estação mais quente do ano, tenha atenção a certos cuidados com a pele

​Apesar de a estação ser um convite à diversão, ao banho de mar e de piscina e à prática de atividades ao ar livre, a exposição ao calor e muito sol oferecem alguns riscos para o corpo e, por isso, a cautela deve ser redobrada. Para aproveitar bastante esses dias com segurança, confira algumas dicas valiosas do Dr. Felipe Ribeiro, clínico, intensivista e gerente do SER CHN – Soluções Médicas Integradas do CHN.

Não esqueça a hidratação!

Segundo o Dr. Felipe, o corpo necessita de aproximadamente 20 a 40 mL de água – para cada quilo de peso – todos os dias para funcionar bem. “A necessidade de hidratação pode variar de acordo com o quadro clínico de cada pessoa, então, é necessário um direcionamento médico", explica. Como no verão a transpiração é maior, recomenda-se reforçar a ingestão de líquidos: além de água, é indicado beber também chás naturais, sucos e água de coco. Então, não se esqueça de ter sempre sua garrafinha à mão aonde for, e, caso não tenha o hábito de beber água com frequência, comece aos poucos: ingira um litro e vá aumentando gradativamente a quantidade.

Aplique filtro solar

Com o objetivo de se proteger contra o câncer de pele, utilize filtro solar diversas vezes durante o dia, mesmo antes de sair de casa. Por causa do aumento da intensidade dos raios ultravioleta do tipo B, comuns nessa época, evite a exposição direta nos horários de sol mais forte, das 10h às 16h. Se for ficar na piscina, renove o protetor solar em intervalos de duas horas, a cada mergulho ou se transpirar muito.

Use acessórios para proteção

Fortalecer a proteção contra o sol, mesmo com o uso do filtro, é importante para se proteger dos efeitos da exposição aos raios solares, então, use roupas e acessórios para bloquear a irradiação solar, como bonés, barracas de sol, chapéus, óculos escuros e roupas de algodão.

Tenha uma boa alimentação

Para evitar mal-estar, intoxicação alimentar ou problemas de digestão, tenha uma dieta saudável, composta por alimentos leves como verduras, legumes e frutas, ricos em vitaminas e minerais. Além de serem nutritivos, ajudam a manter o corpo hidratado, sem contar que são saborosos! 

Por causa do calor, o organismo precisa trabalhar mais para digerir os alimentos, logo, procure reduzir o consumo de comidas muito gordurosas para que o sistema digestivo não fique sobrecarregado.

O armazenamento dos mantimentos também é assunto importante: a deterioração dos produtos pelo calor é maior. Sendo assim, não devem ficar expostos e sem refrigeração por muitas horas para que não estraguem e não causem transtornos alimentares. Prefira sempre os alimentos frescos.

Mantenha atenção a idosos e crianças

Todos estão sujeitos às consequências das altas temperaturas, mas as crianças e os idosos ficam mais vulneráveis por alguns motivos, como pelo fato de eles terem a pele mais fina, o que oferece maior risco de queimadura solar e insolação. Ressalta-se ainda que os mais velhos sentem menos sede, e os mais jovens, quando brincam, se esquecem de beber água. Dessa forma, é preciso lembrá-los continuamente da hidratação e da proteção solar.

Continue a praticar atividades físicas

Com o aumento da transpiração e da perda de líquidos, o que aumenta o calor e o cansaço, o corpo entende que foi realizado muito esforço e provoca a fadiga. Entretanto, persista e continue a praticar suas atividades físicas; isso o ajudará a condicionar seu organismo e a ficar mais disposto, acredite!​

Dê atenção especial ao período da pandemia

Para usufruir de momentos ao ar livre, tenha em vista que a pandemia não acabou e ainda requer cuidados. Dessa maneira, evite locais com aglomerações; mantenha o uso da máscara quando for sair; lave as mãos com água e sabão; porte álcool gel 70% constantemente e higienize objetos que são tocadas por várias pessoas.

Veja mais

Nosso site usa cookies para melhorar a navegação. Conheça o nosso Portal de Privacidade .