Logon
Blog

Check-up: quais exames de imagem fazer todos os anos?

Consultas e exames são essenciais para diagnóstico precoce de diversas doenças

O início do ano é o momento perfeito para fazer um check-up, já que é através de uma série de exames rotineiros que o médico avalia, de forma geral, como anda a saúde do paciente. Além dos pedidos laboratoriais, que medem a glicose, os triglicerídeos e outros componentes, alguns exames de imagem também são essenciais nessa avaliação.

Segundo o dr. Alair Sarmet, coordenador do Centro de Diagnóstico por Imagem do CHN, os exames de imagem avaliam a estrutura de órgãos e tecidos em busca de nódulos, cistos ou outras alterações potencialmente perigosas que devam ser analisadas com mais profundidade.

​"É muito importante que as pessoas desenvolvam o hábito de fazer esses exames ao menos uma vez por ano ou seguindo a orientação do seu médico. Doenças sérias, como diversos tipos de câncer, podem ser diagnosticadas através de resultados de exames de imagem"

A ultrassonografia abdominal - que avalia o fígado, pâncreas, baço, rins, bexiga e outras partes desta região - e a ecocardiografia - que visualiza o coração - são exemplos de exames de imagem indicados para vários pacientes.

Exames de imagem indicados para homens

  • ultrassonografia abdominal e próstata (anual)
  • ressonância magnética multiparamétrica da próstata (para pacientes com próstata aumentada e PSA elevado)
  • radiografias do tórax anual e tomografia computadorizada para rastreio de nódulo pulmonar (pacientes fumantes e ex-fumantes)
  • colonoscopia (bianual ou a cada 5 anos) para pacientes acima de 50 anos

Exames de imagem indicados para mulheres

  • mamografia, densitometria óssea e ultrassonografias abdominal e transvaginal
  • radiografias do tórax anual e tomografia computadorizada para rastreio de nódulo pulmonar (pacientes fumantes e ex-fumantes)
  • colonoscopia (bianual ou a cada 5 anos) para pacientes acima de 50 anos

É muito importante fazer consultas regulares com seus médicos de confiança para avaliar a saúde. É através desse contato mais próximo com o especialista e a realização dos exames (de imagem e laboratoriais) indicados que muitos quadros são diagnosticados de forma precoce, ou seja, ainda em seu estágio inicial. Quanto mais cedo uma doença for confirmada e o paciente der início ao tratamento indicado, melhores serão as chances de obter sucesso na recuperação. Por isso, aproveite que 2022 está apenas começando e dê uma atenção a mais na sua saúde, isso trará mais bem-estar e qualidade de vida para aproveitar todos os momentos que este ano reserva.

Veja mais

Nosso site usa cookies para melhorar a navegação. Conheça o nosso Portal de Privacidade .