Logon
Blog

Cansaço crônico pode indicar problemas sérios de saúde

Indisposição por vários dias seguidos pode ser sintoma de doenças cardiovasculares, metabólicas e pulmonares

​É muito comum que as pessoas se sintam cansadas depois de um longo dia de trabalho, mas essa fadiga física e mental normalmente melhora depois do descanso. A queixa de cansaço e prostração é cada vez mais frequente nos consultórios e quando ocorre mesmo depois de tarefas simples, como limpar a casa ou uma caminhada curta pode ser um sinal de desequilíbrio na sua saúde. 

Segundo o dr. Rafael Vilanova, coordenador da Emergência Cardiovascular do CHN, o cansaço crônico pode ter várias causas, algumas delas indicativas de doenças sérias, sendo fundamental uma investigação completa. O hipotireoidismo (baixa taxa do hormônio da tireoide), anemia, depressão, distúrbios do sono, infecções e alguns tumores são algumas das possíveis causas. 

A presença de alguns sintomas associados à indisposição, como a dor no peito, falta de ar ou palpitações pode levantar a suspeita de uma doença cardiovascular como causadora. O mesmo acontece quando há uma piora repentina do cansaço, passando a ocorrer mesmo aos mínimos esforços ou em repouso. 

“No caso das doenças cardiovasculares, o cansaço pode estar ligado ao funcionamento inadequado do coração, como na insuficiência cardíaca, ou ainda ser um sinal de obstrução das artérias coronárias ou arritmias, situações que exigem uma avaliação imediata por um especialista" 

O cansaço também ocorre em doenças que atingem os pulmões, como na asma mal controlada e na doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) – condição associada ao hábito de fumar. Como o órgão enfrenta dificuldades para trocar oxigênio com o meio, o paciente fica cansado mesmo ao fazer pequenos esforços. 

Dentre os diabéticos, os níveis elevados de insulina no sangue promovem retenção de sódio e água, sendo um dos mecanismos que podem justificar o cansaço nesses indivíduos. No caso das pessoas que já acordam sentindo-se muito cansadas a apneia obstrutiva do sono ou a insônia podem ser responsáveis por um descanso não reparador para o organismo. 

“Caso esteja se sentindo cansado com muita frequência e sem motivo aparente, é muito importante buscar a avaliação de um médico. A partir da avaliação clínica e dos exames ele poderá identificar a causa dessa prostração e indicar o tratamento adequado" 

É fundamental ainda cuidar da alimentação e adotar um estilo de vida saudável. Alimentos ricos em gorduras hidrogenadas, açúcares e sódio não fornecem todos os nutrientes que o organismo precisa para um bom funcionamento, sendo outra causa importante de esgotamento. A falta de exercícios regulares é muitas vezes responsável por um condicionamento inadequado, justificando a falta de resistência para as tarefas mais simples.

Nos dias mais desafiadores em que a carga mental seja grande, é importante praticar hobbies e atividades que promovam felicidade, como ir à academia, atividades ao ar livre, fazer yoga, ler um livro ou conversar com os amigos. Essas atividades promovem o equilíbrio físico e mental fundamental para o enfrentamento dos desafios do dia a dia.

Veja mais

Nosso site usa cookies para melhorar a navegação. Conheça o nosso Portal de Privacidade .