Seja para ir à padaria, passear, seja para andar até o trabalho ou apreciar um dia no parque, a caminhada está presente na rotina. Quando o isolamento social se instalou por causa da Covid-19, muitas pessoas passaram a sentir falta desse hábito, e vários países adotaram um esquema de rodízio para permitir que a população se exercitasse de forma segura.
O incentivo à prática de caminhadas regulares deve ser contínuo, uma vez que caminhar traz inúmeros benefícios à saúde em todas as idades, conforme explica a Dra. Ana Luiza Sales, cardiologista do CHN.
Benefícios da caminhada: quais são os principais?
Você conhece algum exercício mais simples do que a caminhada? Além de exigir um tênis apropriado para a prática, ela não tem técnicas elaboradas ou restrição de idade e pode ser feita em qualquer local adequado para pedestres.
Conheça algumas vantagens da caminhada.
Benefícios físicos
- Melhora a circulação – segundo estudo da Universidade de São Paulo (USP), caminhar por cerca de 40 minutos pode reduzir a pressão arterial durante as 24 horas posteriores à prática em razão do aumento do fluxo de sangue, que estimula a dilatação dos vasos sanguíneos e facilita seu transporte para os membros periféricos, como os braços e os pés.
- Ajuda a prevenir inflamações pulmonares – a prática de atividades físicas potencializa as trocas gasosas que ocorrem nos pulmões (entrada de oxigênio e saída de gás carbônico) e auxilia a dilatação dos brônquios. Todo esse processo ajuda a prevenir inflamações nas vias aéreas, como a bronquite, por exemplo.
- Diminui o inchaço – por conta da melhora da circulação mencionada anteriormente, as benesses da caminhada também incluem a diminuição da retenção de líquidos. Entretanto, vale ressaltar que não basta apenas praticar exercícios, também é preciso se hidratar.
- Combate o sedentarismo – o que proporciona muitas vantagens ao metabolismo e à saúde cardiovascular, como perda de peso e auxílio no controle dos níveis sanguíneos de açúcares (glicose e colesterol).
Benefícios psicológicos
- Melhora o humor – conhecida como um dos hormônios da felicidade, a endorfina é produzida pela hipófise (glândula localizada no cérebro). As melhores formas de estimular a química da felicidade do cérebro são o convívio com as pessoas amadas, a meditação e a prática de hobbies e exercícios.
- Ajuda a combater depressão e ansiedade – se possível, prefira caminhar em lugares calmos e agradáveis, como parques e jardins. Além de promover uma vista bonita, eles trazem mais bem-estar e contribuem para a autoestima.
- Dormir melhor – melhora a qualidade do sono.
Qual a forma correta de fazer caminhadas?
A Dra. Ana Luiza ressalta que, antes de iniciar uma nova atividade física, o mais indicado é consultar um médico para avaliar a saúde. No caso da caminhada, por ser uma atividade simples, pode ser realizada sem restrições. Porém, alguns cuidados precisam ser tomados para evitar lesões e outras complicações.
Roupa e cuidados adequados durante a caminhada
Use roupas confortáveis que não interfiram nos movimentos e tênis indicados para a prática da caminhada. Outra dica é escolher um percurso tranquilo, pois isso diminui os riscos de acidente e exaustão.
Caminhada emagrece?
“A caminhada é uma prática capaz de aumentar o metabolismo, auxiliando no processo de emagrecimento. Quando o objetivo é a perda de peso, para melhores resultados, deve ser associada a um programa de dieta hipocalórica supervisionado por um nutricionista. O ideal é a prática de atividades físicas, no mínimo, cinco vezes por semana, 30 minutos por dia", afirma a especialista.
Instituto Cardiovascular do CHN
Ao dispor de alta tecnologia para diagnóstico, tratamento e acompanhamento dos pacientes, aliado a um corpo clínico de excelência e equipe multidisciplinar especializada, o Instituto Cardiovascular do CHN (ICV) é focado no acolhimento seguro, ágil e personalizado de pacientes de todas as idades, com apoio da telemedicina e da genética na abordagem das doenças cardiovasculares e cardiometabólicas.
Equipamento e infraestrutura
Por meio do desenvolvimento de estruturas especializadas em diferentes áreas da cardiologia, nossos médicos proporcionam uma linha de cuidado integrada e focada na experiência do paciente. Ela começa já nas consultas e nos exames de rotina nos ambulatórios cardiovasculares do centro médico e o acompanha até os cuidados no pós-alta hospitalar. Muitas vezes, essa assistência é feita com um de nossos médicos, por intermédio da teleorientação, o que mantém o paciente no conforto de casa enquanto cuidamos da saúde dele.
Oferecemos atendimento ambulatorial individualizado em diversas áreas da cardiologia e para inúmeras patologias cardiológicas:
-
miocardiopatias/miocardites;
-
doenças do pericárdio e cardiorreumatologia;
-
cardiometabolismo (hipertensão, diabetes e obesidade);
-
cardio-obstetrícia e cardiologia da mulher;
-
colocação de marca-passos;
-
arritmias cardíacas;
-
anticoagulação e trombocardiologia;
-
cardiopatia congênita em crianças, adolescentes e adultos e cardiogenética;
-
cardio-oncologia;
-
medicina vascular;
-
risco cirúrgico cardíaco;
-
hipertensão pulmonar;
-
doença orovalvar e endocardite;
-
cirurgia cardíaca;
-
doença coronariana e dor no peito;
-
transplante e insuficiência cardíaca avançada;
-
cardiologia do atleta;
-
insuficiência cardíaca com fração de ejeção preservada e amiloidose cardíaca;
-
cardiogeriatria;
-
segunda opinião cardiológica (programa SOMAR).
O Instituto Cardiovascular do CHN (ICV) conta com médicos radiologistas de plantão 24 horas, protocolos para atendimento personalizado, incluindo de alta complexidade, e equipamentos de alta tecnologia para exames de imagem, como ressonância magnética de 3.0 Teslas e tomografia computadorizada de 160 canais. O setor também dispõe de dois equipamentos de hemodinâmica altamente tecnológicos para realizar procedimentos de arritmia, endovasculares e cirurgia cardíaca, além de tratamento do infarto agudo do miocárdio e abordagem de patologias congênitas cardiológicas por via percutânea. Em casos de internação, o setor disponibiliza 10 leitos gerais e 20 leitos na Unidade Cardiointensiva destinados aos casos complexos.
Emergência hospitalar 24 horas
Em nossa Emergência Cardiovascular, disponível 24 horas e com atendimento integrado ao setor de Diagnóstico por Imagem e Unidades de Terapia Intensiva (UTI), contamos com unidades especializadas que garantem o atendimento individualizado e assertivo do paciente. São elas:
- Unidade de Dor Torácica;
- Unidade de Insuficiência Cardíaca Aguda;
- Unidade de Síncope;
- Unidade Vascular – Aorta 24 Horas e Embolia Pulmonar;
- Cuidados Agudos na Anticoagulação;
- Unidade de Arritmias e Marca-passo 24 Horas;
- Centro de Cuidados Cardiológicos Virtuais/Teleorientação;
- Centro de Cardiopatias Congênitas do Adulto e Adolescente.
Para mais informações e agendamento, ligue para nossa Central de Atendimento: (21) 2729-1000.