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As vantagens do atendimento pediátrico por teleconsulta

Pediatra pode avaliar a saúde do paciente por chamada de vídeo

​O atendimento de pacientes de forma remota, em locais fora de hospitais, centros médicos e consultórios, é um dos principais avanços da tecnologia médica dos últimos tempos. Apesar do conceito não ser recente, ele ganhou destaque este ano com a necessidade de manter pacientes em casa durante a pandemia de Covid-19. Neste cenário, não só os adultos, como também as crianças foram beneficiadas.

Segundo a dra. Christine Tamar, coordenadora da Pediatria do CHN, a teleconsulta representa uma expansão nas possibilidades de cuidado com as crianças, principalmente aquelas que, por algum motivo, não podem ou não desejam sair de casa. Através de um smartphone e acesso à internet, o atendimento remoto conecta o médico ao paciente de forma virtual e o especialista conduz a conversa como em uma consulta comum.

Na teleconsulta por vídeochamada, o pediatra consegue ver o paciente em tempo real e analisar os sintomas e as queixas apresentadas por ele e seus pais. Desta forma, ele consegue fazer o diagnóstico, sugerir exames e medicamentos ou fazer alterações nos remédios que já são tomados"​

O que o médico pode analisar em uma teleconsulta pediátrica?

  • Aparência geral do paciente;
  • Sintomas visíveis, como lesões ou manchas;
  • Resultados de medições, como pressão arterial e temperatura;
  • Relatos dos pais e/ou responsáveis sobre o dia a dia do paciente;​​

Em casos que a criança ou adolescente apresente uma condição mais grave, o atendimento por videochamada serve para que o médico indique a necessidade do paciente ser levado para avaliação em uma emergência especializada. Porém, diante de quadros mais comuns e de fácil tratamento, a teleconsulta evita a ida desnecessária ao hospital ou pronto socorro.​

CHN inaugura serviço de Teleconsulta Pediátrica

Recentemente, o Setor de Pediatria do CHN deu início aos atendimentos pediátricos por teleconsulta para crianças e adolescentes de até 15 anos. Através de uma plataforma segura de prontuário eletrônico, o especialista consegue ver o paciente por videochamada e avaliar seus sintomas. Para obter mais informações sobre o serviço, entre em contato com a nossa Central de Atendimento pelo número (21) 2729-1533.

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