Logon
Blog

As vantagens da tecnologia robótica para cirurgias urológicas

Técnica preserva a qualidade de vida do paciente e evita sequelas

Bastante segura e menos agressiva que os métodos tradicionais, a cirurgia robótica é uma grande aliada dos médicos na obtenção de resultados cada vez melhores para seus pacientes. Uma das especialidades que mais se beneficia com a técnica é a urologia, principalmente em casos de câncer de próstata e tumores na bexiga e rins. 

Segundo o Dr. Felipe Lott, coordenador do Programa de Cirurgia Robótica do CHN, a abordagem cirúrgica para o tratamento do câncer de próstata é, hoje, o procedimento com tecnologia robótica mais realizado nos grandes centros da Europa e Estados Unidos. Em casos como este, o robô Da Vinci, considerado uma das melhores plataformas robóticas disponíveis, oferece uma série de benefícios à equipe médica, que consegue alcançar um resultado muito melhor visando a qualidade de vida do paciente - principalmente na redução de sequelas e efeitos colaterais pós-cirúrgicos.  

"Nos métodos tradicionais, o paciente submetido à prostatectomia radical, que é a retirada total da próstata, corria o risco considerável de ter problemas de ereção e controle da urina. Já a tecnologia robótica preserva as estruturas ao redor da próstata, o que diminui consideravelmente as chances do paciente sofrer qualquer uma dessas sequelas depois de sua recuperação"

Cirurgias urológicas que podem ser realizadas com tecnologia robótica

  • Prostatectomia: retirada parcial ou total da próstata
  • Nefrectomia: retirada parcial ou total de um dos rim
  • Pieloplastia: tratamento do estreitamento na junção do rim com o ureter
  • Adrenalectomia: retirada de uma ou ambas as glândulas supra-renais
  • Cistectomia: retirada parcial ou total da bexiga
  • Linfadenectomia retroperitoenal: retiradad dos linfonodos no retroperitônio 

Benefícios da cirurgia robótica para o paciente

Considerada minimamente invasiva, a cirurgia robótica precisa de poucas incisões de cerca de 8mm para que as pinças dos braços robóticos consigam alcançar as estruturas do órgão a ser operado. Por conta disso, ela reduz o trauma cirúrgico, o risco de infecções e a perda de sangue durante o procedimento, colaborando para uma alta hospitalar mais ágil e recuperação confortável após a volta para casa. No caso de pacientes que fazem cirurgias urológicas, ela também diminui o tempo que ele deve usar uma sonda pela uretra, promovendo um bem-estar maior. 

Segundo o Dr. Felipe, a equipe médica se beneficia da alta tecnologia da plataforma, que amplia a gama de movimentos possíveis através das pinças giratórias que atuam no paciente; elimina os tremores existentes caso a cirurgia fosse feita por mãos humanas; e permite uma visualização em 3D e até 15 vezes aumentada da área a ser trabalhada. 

Com o desenvolvimento da cirurgia robótica, é possível realizar procedimentos ainda mais complexos, como a remoção de tumores renais sem grandes incisões no abdome e com total segurança oncológica. Desta forma, será possível uma recuperação com mais qualidade de vida para o paciente e menos complicações após a abordagem cirúrgica.

Veja mais

Nosso site usa cookies para melhorar a navegação. Conheça o nosso Portal de Privacidade .