Logon
Blog

As transformações emocionais que ocorrem com a mulher durante a gestação

Saúde física e emocional da gestante devem ser priorizadas durante o pré-natal

A notícia da gravidez é uma das mais aguardadas para muitas famílias. Pela frente estão cerca de nove meses de mudanças, surpresas e aprendizado até chegar o momento de conhecer o novo integrante da família e, ao longo deste caminho, a futura mamãe também vive uma série de transformações não só físicas, mas também emocionais.

Segundo a dra. Daniela Selano, coordenadora da Obstetrícia do CHN, o famoso instinto materno vai nascendo no coração da gestante logo que ela recebe a tão esperada notícia da gravidez. A partir dali suas prioridades mudam e, ao imaginar o futuro, um novo serzinho surge como um dos grandes protagonistas das próximas festas, viagens e comemorações.

“É muito comum que gestantes, principalmente as de primeira viagem, acabem se esquecendo de si mesmas e passando a viver em função apenas de seus futuros bebês, mas é muito importante que elas mantenham uma série de cuidados com o próprio corpo e mente para que possam vivenciar a gravidez de forma saudável e prazerosa”

É neste momento que o pré-natal mostra a sua grande importância não só para a saúde do bebê, como também para a da mãe. Através das consultas com seu obstetra de confiança, a paciente percebe mudanças em sua saúde que possam ter impacto negativo na gestação e consegue tratá-las de forma precoce. 

Poder contar com uma rede de apoio entre os familiares, amigos próximos, colegas de trabalho e até mesmo outras grávidas também faz a diferença no dia a dia da futura mamãe, para que ela possa compartilhar seus medos, angústias e dúvidas e receber apoio incondicional – o que ajuda, e muito, na manutenção da saúde emocional.   

​Principais cuidados que toda mãe deve ter para manter sua saúde durante a gestação

  • priorizar uma alimentação saudável, que pode ser definida por um nutricionista;
  • manter-se ativa com exercícios físicos liberados pelo seu médico;
  • dedicar um tempo do dia para relaxar e aproveitar a si mesma;
  • realizar todos os exames indicados no pré-natal;
  • em caso de tristeza ou mudanças de humor muito frequentes, buscar a orientação de um psicólogo ou terapeuta.

O período gestacional é marcado por uma grande produção de hormônios, responsáveis pela produção de leite, estoque maior de gordura e muitos outros detalhes. Alguns deles afetam também as emoções da mulher, que tende a ficar mais sensível, com instinto protetor aflorado e até mesmo um pouco mal-humorada. Por isso, é preciso ter um pouco mais de paciência e oferecer um ambiente seguro para que ela possa se sentir acolhida.

Por mais que as dúvidas e medos persistam durante os meses de gravidez, o mais importante, segundo a dra. Daniela, é seguir à risca todas as orientações do obstetra que acompanha a gestante e saber que, ao final deste período, a futura mamãe terá, enfim, seu grande amor nos braços – pronta para viver uma nova fase de sua vida com muito amor, saúde e confiança.​

Veja mais

Nosso site usa cookies para melhorar a navegação. Conheça o nosso Portal de Privacidade .