Logo

Sua saúde

4 minutos de leitura

Adenocarcinoma: entenda esse tipo de câncer, suas causas e tratamentos

O diagnóstico precoce aumenta as chances de cura e preserva a qualidade de vida do paciente
CL
Dra. Cecília Lameirinhas Longo - Oncologia clínica Atualizado em 22/09/2022

Ao obter o diagnóstico de um tumor, muitas questões surgem e, com tantos termos técnicos, às vezes, o paciente sai do consultório com ainda mais dúvidas do que quando chegou. Você sabia, por exemplo, que o câncer recebe um nome diferente de acordo com o tecido que ele atinge? Hoje vamos explicar o que é adenocarcinoma

O que é adenocarcinoma?

O adenocarcinoma é um tumor maligno que se desenvolve em tecidos glandulares epiteliais, ou seja, aqueles capazes de produzir secreção. Esse câncer pode se manifestar em diversos órgãos, incluindo os pulmões, as estruturas do trato gastrointestinal (como estômago, pâncreas, cólon e reto), as mamas e o trato ginecológico (útero e ovários). 

Causas do adenocarcinoma

Os fatores de risco e as causas do adenocarcinoma variam de acordo com o órgão atingido e é possível estabelecer uma ligação da disfunção com aspectos mais amplos, como idade, hereditariedade, tabagismo, poluição e formas de alimentação, por exemplo.

Tipos de adenocarcinoma

Conheça os principais tipos de adenocarcinoma e seus sintomas, a seguir. 

Adenocarcinoma de próstata

Mais comum em pessoas do sexo masculino acima de 65 anos, costuma crescer de forma lenta e gradual. Alguns indícios de câncer de próstata são alterações do fluxo urinário, sangue na urina ou no sêmen, disfunção erétil e vontade de urinar frequentemente, principalmente à noite. 

Adenocarcinoma pulmonar

É a forma mais comum de câncer de pulmão, inclusive entre os não fumantes. Nem sempre apresenta sinais no início, mas pode ser detectado por meio de exames de imagem do tórax. Sintomas clássicos envolvem tosse, escarro com sangue, dor no peito, falta de ar e perda de peso sem motivo aparente. 

Adenocarcinoma gástrico

Quando presente, as principais manifestações são perda acentuada de peso sem motivo, enjoo, sensação de estômago cheio, intolerância a alimentos de difícil digestão (carne, por exemplo), dificuldade para engolir e digerir, dor abdominal, sangramento intestinal e anemia severa. 

Adenocarcinoma de cólon (ou intestino)

Os indícios da condição incluem alteração nos hábitos intestinais (diarreia ou constipação, por exemplo), sangue nas fezes, anemia e dor abdominal. 

Adenocarcinoma de pâncreas

Quase 100% dos casos de câncer de pâncreas são do tipo adenocarcinoma. Infelizmente, em virtude da ausência de sintomas, com frequência, a doença é descoberta já em estágio avançado, de modo que pode haver metástase (multiplicação das células cancerígenas em outros órgãos ou estruturas do corpo). 

Adenocarcinoma de mama

A maioria dos quadros de câncer de mama tem origem nos tecidos glandulares, podendo gerar adenocarcinoma. A doença pode causar sintomas como presença de nódulos; deformidade dos seios; retração do mamilo; vermelhidão; secreção pelos mamilos; dor e aumento dos gânglios das axilas. 

Como é feito o diagnóstico?

Segundo a Dra. Cecília Lameirinhas Longo, oncologista do CHN, a identificação de um adenocarcinoma varia de acordo com o órgão prejudicado. A presença de sintomas específicos vai direcionar o médico a buscar a causa do problema e solicitar exames complementares para essa investigação, como exames de imagem ou endoscopia. 

Depois de detectar a presença de uma imagem suspeita para tumor, será necessário realizar uma biópsia para a retirada de fragmento desse tecido, com o intuito de determinar um diagnóstico. Esse procedimento pode ser feito por meio de uma intervenção cirúrgica, endoscopia ou por punção guiada por tomografia. 

“Em grande parte dos casos, a enfermidade não apresenta sintomas nos estágios iniciais. Sendo assim, a melhor forma de aumentar as chances de um bom desfecho se dá pelo diagnóstico precoce, que pode ser obtido com a ajuda das consultas de rotina e dos exames de rastreio, quando indicados", complementa a especialista. 

Tratamento para adenocarcinoma

O tratamento para o adenocarcinoma é diferente, conforme a origem do tumor, o órgão que o originou e a extensão da doença, sempre levando em consideração as especificidades de cada paciente. De acordo com essas características, o tratamento pode envolver cirurgia e abordagens como quimioterapia, imunoterapia e terapias-alvo, que devem ser feitas em um centro de oncologia especializado. 

Adenocarcinoma tem cura?

A Dra. Cecília afirma que o diagnóstico precoce e o tratamento em centros especializados são fundamentais para garantir os melhores resultados e aumentar a possibilidade de cura. 

Centro de Oncologia, um dos grandes pilares do CHN

O CHN Oncologia é um serviço pioneiro na Região Norte-Leste Fluminense que possui recursos tecnológicos avançados em diagnóstico, acompanhamento e tratamento oncológico para diversos tipos de câncer, tanto em adultos quanto em crianças e adolescentes. O paciente oncológico que busca o hospital é orientado por uma equipe altamente capacitada e experiente composta por oncologistas clínicos, cirurgiões oncológicos, radiologistas intervencionistas e profissionais multidisciplinares focados no tratamento dele. 

O hospital também disponibiliza o Serviço de Cirurgia Oncológica Integrativa, pensado para oferecer abordagens como cirurgia citorredutora e quimioterapia intraperitoneal hipertérmica (Hip ec), conduzidas por profissionais qualificados. Aos pacientes que precisam de medicação especial, o CHN disponibiliza seu Centro de Infusão para a aplicação de medicamentos por via subcutânea, intramuscular ou intravenosa. 

Grandes diferenciais do Centro de Oncologia CHN

  • Consultas ambulatoriais de diversas especialidades médicas em um mesmo local, o que permite um atendimento multidisciplinar mais ágil e integrativo, além de comunicação mais direta entre os profissionais envolvidos no cuidado de cada paciente.
  • O paciente pode contar com a estrutura e todos os serviços de um hospital de alta complexidade.
  • Corpo clínico dedicado ao ensino e à pesquisa clínica em oncologia .
  • Alta tecnologia de exames e procedimentos para prevenção, diagnóstico, tratamento e reabilitação de nossos pacientes oncológicos.
  • Nossas equipes seguem rígidos protocolos de certificação de qualidade para assegurar a segurança dos pacientes, sem perder nossa vocação para o atendimento humanizado. 

Para mais informações, consulte nossos canais de atendimento.

Escrito por
CL

Dra. Cecília Lameirinhas Longo

Oncologia clínica
Escrito por
CL

Dra. Cecília Lameirinhas Longo

Oncologia clínica