Logon
Blog

O que é a esclerose múltipla?

Caso o paciente apresente alguns desses sintomas, é muito importante que ele busque orientação médica o mais rápido possível

​As chamadas doenças autoimunes são quadros em que, devido à uma incoerência nas informações entendidas pelo corpo, ele ataca suas próprias células saudáveis, comprometendo a saúde do organismo como um todo ou de uma área específica. Uma delas é a esclerose múltipla, quadro neurológico que afeta a substância branca cerebral, cerebelar, medular ou das vias ópticas. Atualmente, estima-se que existam milhares pacientes com este diagnóstico apenas no Brasil. 

Segundo o dr. Marcus Tulius, essa doença é mais comum em mulheres jovens, mas podem acometer também as crianças e os homens de qualquer idade. Entre os principais sintomas estão a dificuldade para enxergar, problemas para locomover-se e manter o equilíbrio, sensibilidade ampliada e déficit cognitivo – como interferência na memória, problemas de atenção e na velocidade para compreender palavras ou informações completas.

“Caso o paciente apresente alguns desses sintomas, é muito importante que ele busque orientação médica o mais rápido possível. Quem confirma o diagnóstico da esclerose múltipla é o neurologista através de alguns exames específicos, como o exame do líquor e a ressonância magnética de crânio, órbitas e coluna"

Uma vez diagnosticado o quadro, o paciente deverá manter o acompanhamento com o neurologista para manter os sintomas sob controle. A esclerose múltipla ainda não tem cura, mas algumas formas de tratamento são direcionadas para os momentos chamados “de surto", em que os sintomas estão agudos e mais atuantes, o que melhora a qualidade de vida do paciente.

Um deles é à base de corticoides em altas doses, aplicados diretamente na veia; já outra terapêutica envolve a manutenção dos sinais no corpo através de medicamentos modificadores da doença, que tem como objetivo reduzir as chances de novos surtos. Atualmente estão disponíveis medicamentos aplicados através de injeção subcutânea, intramuscular, venosa e até mesmo oral.

“Por se tratar de uma doença crônica, que se manifestará em grande parte da vida, ela requer acompanhamento especializado contínuo. Por isso, é muito importante que o paciente esteja sempre em contato com o seu neurologista de confiança, para que ele avalie a eficácia do tratamento escolhido e possa tratar com agilidade e eficácia qualquer efeito colateral que possa surgir"

Segundo o dr. Marcus, é possível viver com qualidade de vida e saúde mesmo com o diagnóstico de esclerose múltipla, desde que o paciente adote hábitos saudáveis de vida, que beneficiam a saúde de forma geral, e mantenha seus exames e consultas em dia.


CHN inaugura ambulatório especializado em esclerose múltipla

No próximo mês, o CHN abrirá as portas de mais um ambulatório no SER CHN – Soluções Médicas Integradas, na Unidade II. Focado em esclerose múltipla e integrado à área de exames e Centro de Terapia Infusional, que funciona sete dias por semana, o espaço permite o acompanhamento dos pacientes por uma equipe multidisciplinar especializada, tanto em momentos de surto quanto em períodos em que os sintomas estejam controlados. 

Para agendar uma consulta, entre em contato com a nossa Central de Atendimento pelo número (21) 2729-1000 (opção 1). 

Veja mais

Nosso site usa cookies para melhorar a navegação. Conheça o nosso Portal de Privacidade .