Logon
Maternidade

Parto humanizado hospitalar: o que é e diferenciais

Entenda o que é o parto humanizado hospitalar e conheça os benefícios do centro de parto normal humanizado do CHN

​​​​​O CHN é o único hospital da região Norte-Leste Fluminense a fazer parte do Programa Parto Adequado, desenvolvido pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), e conta com uma sala dedicada ao parto humanizado. Seu objetivo é valorizar o parto normal e reduzir a quantidade de cesarianas desnecessárias. Para isso, o CHN oferece às suas pacientes a melhor e mais segura opção para o nascimento de seus bebês.​

O que é parto humanizado?

Em um parto huamnizado, a maioria das decisões da mãe sobre o que ela gostaria de vivenciar no momento do nascimento do seu filho são respeitadas pela equipe médica, desde que elas não ofereçam risco à sua segurança e a do bebê. Alguns hospitais podem oferecer um ambiente diferenciado para aumentar a sensação de conforto da mãe, como uma cama ou uma banheira, além de acessórios que estimulem o parto natural.

Como é feito o parto normal humanizado?

No parto normal humanizado, a mãe segue os sinais fisiológicos de seu corpo durante o nascimento e a equipe médica interfere apenas caso a saúde da gestante ou do bebê entrem em risco. Neste caso, a gestante costuma ter um plano de parto sobre como gostaria de vivenciar esse momento e ele é aprovado previamente pela equipe médica, levando em consideração o estado geral de saúde da paciente.

Diferenciais do parto humanizado no CHN

​Contamos com uma sala de parto focada nos partos de baixo risco, que oferece um espaço banhado por luz natural e se assemelha à um quarto da maternidade. Ela é equipada com acessórios que estimulam o parto natural (como bola, banqueta e barra de apoio), banheira e cama de parto, que permite a escolha da posição de preferência da paciente para nascimento.