Logon
Maternidade

O que levar para maternidade para mãe e bebê?

Lista completa com os itens necessários para o enxoval da mamãe e do bebê na maternidade do hospital. Esteja preparada para o grande dia!

​​​​​A mala com as roupas da mamãe e do bebê para os dias em que ficarão na maternidade é um dos itens essenciais do dia do parto. Por isso, é importante que ela seja planejada com muito carinho para que nenhuma peça seja deixada para trás e acabe causando contratempos na agenda já bastante corrida dos pais neste momento. Abaixo, confira o que levar para a maternidade e conheça algumas orientações de segurança para as roupas do bebê:

​O que levar na bolsa da maternidade?

Como a permanência na maternidade pode durar cerca de dois dias, é indicado que a gestante leve peças de roupa suficiente tanto para ela mesma quanto para o bebê. Você pode conferir uma lista completa das peças mais indicadas abaixo, mas é importante lembrar também das peças descartáveis – como fraldas para recém-nascidos e absorventes para a gestante.


Quando começar a arrumar a mala da maternidade?

É indicado que os futuros papais comecem a arrumar a mala para a maternidade por volta da 34ª semana, ou o início do sétimo mês. Como é possível que a hora do parto chegue antes do previsto, é melhor que a mãe já deixe a bolsa preparada, com todos os itens indicados, para evitar correrias e contratempo na hora de ir para a maternidade.


Enxoval do bebê: orientações de segurança

Para evitar que as roupas causem algum machucado ou problema de saúde no bebê, é indicado que os pais sigam algumas orientações de segurança para a mala da maternidade:​

  • Antes de colocar as peças na bolsa, lave-as com sabão neutro;
  • Para evitar alergia, evite usar amaciantes e perfumes nas roupas;
  • Peças com babados e golas podem irritar o bebê e atrapalhar a amamentação;
  • Olhe todas as roupas antes e tire alfinetes, elásticos e etiquetas de papel para evitar incômodo ao bebê;
  • Dependendo da estação do ano e previsão do tempo, escolha peças com tecidos mais leves para os dias quentes e tecidos mais grossos para o frio.

Confira a lista do enxoval para a mãe e para o bebê: 

​​​​​​Para a mamãe

​​- 3 camisolas com botões frontais; 
- 1 cinta pós-parto; 
- 1 sutiã de amamentação. 

Materiais de higiene:
 - 1 escova e 1 creme dental; 
- Shampoo e condicionador; 
- Sabonete. 

​​​​​​Para o Bebê

- 4 cueiros; 
- 5 mudas de roupa (conjunto pagão, body e outros); 
- 4 pares de meia; 
- 4 pares de luvas; 
- 1 manta; 
- 1 pacote de fraldas RN ou P;