Dicas para Gestantes
Lista completa com os itens necessários para um momento tão especial!
A mala com as roupas da mamãe e do bebê para os dias em que ficarão na maternidade é um dos itens essenciais do dia do parto. Por isso, é importante que ela seja planejada com muito carinho para que nenhuma peça seja deixada para trás e acabe causando contratempos na agenda já bastante corrida dos pais neste momento. Abaixo, confira o que levar para a maternidade e conheça algumas orientações de segurança para as roupas do bebê:
O que levar na bolsa da maternidade?
Como a permanência na maternidade pode durar cerca de dois dias, é indicado que a gestante leve peças de roupa suficiente tanto para ela mesma quanto para o bebê. Você pode conferir uma lista completa das peças mais indicadas abaixo, mas é importante lembrar também das peças descartáveis – como fraldas para recém-nascidos e absorventes para a gestante.
Quando começar a arrumar a mala da maternidade?
É indicado que os futuros papais comecem a arrumar a mala para a maternidade por volta da 34ª semana, ou o início do sétimo mês. Como é possível que a hora do parto chegue antes do previsto, é melhor que a mãe já deixe a bolsa preparada, com todos os itens indicados, para evitar correrias e contratempo na hora de ir para a maternidade.
Lista do enxoval para a mãe
- 3 camisolas com botões frontais;
- 1 cinta pós-parto;
- 1 sutiã de amamentação.
- 1 escova e 1 creme dental;
- Shampoo e condicionador;
- Sabonete.
Lista do enxoval para o bebê
- 4 cueiros;
- 5 mudas de roupa (conjunto pagão, body e outros);
- 4 pares de meia;
- 4 pares de luvas;
- 1 manta;
- 1 pacote de fraldas RN ou P;
Enxoval do bebê: cuidados na preparação
Para evitar que as roupas causem algum machucado ou problema de saúde no bebê, é indicado que os pais sigam algumas orientações de segurança para a mala da maternidade:
» Antes de colocar as peças na bolsa, lave-as com sabão neutro;
» Para evitar alergia, evite usar amaciantes e perfumes nas roupas;
» Peças com babados e golas podem irritar o bebê e atrapalhar a amamentação;
» Olhe todas as roupas antes e tire alfinetes, elásticos e etiquetas de papel para evitar incômodo ao bebê;
» Evite tiaras com elásticos e broches presos às roupas do bebê;
» Dependendo da estação do ano e previsão do tempo, escolha peças com tecidos mais leves para os dias quentes e tecidos mais grossos para o frio.
O que as mães não devem utilizar no momento da internação
» Esmaltes com cores fortes ou com glitter;
» Produtos químicos fixadores no cabelo;
» Próteses capilares (alongamento ou aplique);
» Joias (incluindo a aliança);
» Brincos ou piercings.
Profissionais que não são da área de saúde que irão acompanhar o parto
Exigimos apresentação de exame RT-PCR para Sars-Cov-2 (novo coronavírus) com resultado negativo ou "não detectável", com validade de até 72 horas antes do parto, para autorizar a entrada de profissionais que não são da área de saúde no momento do parto. Se o profissional já tiver sido infectado anteriormente, ele deverá apresentar sorologia feita nos últimos 10 dias com resultado de IgG reagente ou IgM/IgA não reagente para Sars-Cov-2. Caso o exame não tenha sido feito anteriormente, o profissional poderá realizá-lo no hospital, com resultado divulgado em uma hora. Profissionais com sintomas respiratórios ou que não apresentem o resultado negativo para Sars-Cov-2 não serão autorizadas na sala de parto.