Logon
Maternidade

Maternidade

Calculadora da data provável do parto

Calcule agora mesmo e confira a data provável que o bebê irá nascer, apenas com as informações da sua última menstruação, ciclo menstrual e ovulação

​​​​​​Uma das grandes dúvidas durante a gestação é a data provável do nascimento do bebê. Para auxiliar no planejamento dos futuros pais, trazemos abaixo uma calculadora da data provável do parto que calcula a possível data de nascimento do bebê.

Como é possível calcular a data provável do parto?


Para fazer o cálculo, levamos em consideração a data da última menstruação, o ciclo menstrual da gestante e o dia que ela ovulou no último ciclo.

Qual a margem de erro da calculadora do parto?


O resultado gerado pela calculadora é apenas uma estimativa do período mais favorável para o nascimento do bebê. Apesar da base de cálculo usada levar em consideração uma gravidez que durou exatamente 40 semanas, não é incomum que um bebê já esteja pronto para nascer entre a 37ª e a 39ª semanas, assim como de forma mais tardia do previsto, entre a 40ª e 42ª semanas.

Calculadora gestacional pela data da concepção


Outro método para chegar à possível data de parto é através do cálculo usando o dia da concepção. Neste caso, é preciso pegar o dia da concepção, somar 280 e dividir por 7. O resultado chega à quantidade de semanas que o bebê provavelmente terá na época de seu nascimento. Então, a gestante deve considerar a data de concepção como a primeira semana e somar a quantidade de semanas obtida na conta para chegar à provável data.

Data provável pelo ultrassom


Caso a gestante não lembre da data de sua última menstruação, é possível usar o exame de ultrassom para fazer uma estimativa da data provável do parto. Neste caso, o obstetra avalia o tamanho do bebê na data do exame e compara com o tamanho que ele deve ter nas próximas emanas de gestação. Outra forma de estimar a data é medir a altura do útero.

Você engravidou no dia:

Seu bebe irá nascer aproximadamente no dia:

Idade fetal: