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Perguntas frequentes

Tire suas dúvidas sobre nosso atendimento.

Internação e UTI

É normal o médico demorar a falar com a família quando o paciente é internado?

Como a entrada de pacientes na UTI é constante e a rotina pode ficar atarefada, é possível que o médico precise avaliar a condição de mais de um paciente por vez, o que pode atrasar o contato com a família logo após a internação do paciente.

Após a alta da UTI, o paciente pode ir direto para casa?

Normalmente, após a alta da UTI, o paciente é transferido para o quarto privativo ou para a enfermaria. Isso acontece porque, na maioria das vezes, o tratamento necessita de continuidade, mas o paciente já não precisa mais de cuidados intensivos. No entanto, embora seja incomum, também pode ocorrer a alta da UTI direto para a casa do paciente.

Por que as informações pelo telefone são tão restritas?

Visando garantir o sigilo das informações e resguardar a privacidade dos pacientes, só é permitido o fornecimento de informações ao familiar designado previamente como representante do paciente. Uma boa alternativa para se manter informado a respeito de um paciente é comparecer ao Centro de Atendimento à Família (CAF). Lá, as atendentes disponibilizam um boletim diário para acompanhar o estado de saúde dos pacientes internados na UTI.

Pode haver revezamento de visitantes na UTI?

Sim. Durante o horário de visitação, é permitido o revezamento de dois em dois visitantes. No entanto, não é permitido que todos entrem ao mesmo tempo devido à natureza da unidade, onde são oferecidos cuidados intensivos ao paciente. Dessa forma, a movimentação de muitas pessoas, bem como ruídos, pode alterar a rotina do ambiente, colocando em risco a segurança e a eficácia do tratamento.

Posso transferir o paciente para outro hospital?

Para realizar a transferência, é necessário que, em primeiro lugar, o médico avalie as condições do paciente e os riscos envolvidos. Caso a transferência seja autorizada, também será necessária a aprovação do plano ou da seguradora de saúde. É função do familiar ou do responsável que deseja a transferência entrar em contato com seu convênio e manifestar seu desejo. Em seguida, o convênio entrará em contato com o Complexo Hospitalar de Niterói para providenciar a transferência. Não é possível estimar um prazo para que seja realizada a transferência, uma vez que é necessário avaliar fatores importantes, como as condições do paciente e a disponibilidade da unidade de saúde para qual a família deseja fazer a transferência.

Maternidade

Quais os pertences necessários para internação na maternidade?

Confira a lista completa aqui.

É possível conhecer a maternidade antes de ter meu bebê?

A equipe do CHN tem muito orgulho em apresentar suas instalações e seus projetos de humanização na área materno-infantil às futuras mães. Para isso, basta entrar em contato pelo telefone (21) 2729-1000 e agendar uma visita, às quintas e sextas-feiras, das 14h às 16h.

Convênio

Quais são os convênios aceitos pelo hospital?

O Complexo Hospitalar de Niterói atende a uma ampla gama de planos e convênios para sua comodidade. [Clique aqui​ e confira a relação completa.[(/convenios)

Trabalhe conosco

Eu gostaria de fazer parte da equipe do hospital. Para quem devo enviar meu currículo?

Agradecemos o interesse em fazer parte do time Complexo Hospitalar de Niterói. Clique aqui​ ​para cadastrar seu currículo em nosso banco de talentos e participar de futuros processos seletivos. Boa sorte!

Ambulatório

O CHN realiza atendimento ambulatorial?

O hospital conta com o SER CHN – Soluções Médicas Integradas para atendimento ambulatorial, como consultas, exames e acompanhamento de tratamentos de pacientes. São 19 especialidades localizadas na Unidade II e conduzidas por equipes multidisciplinares especializadas, além da área de diagnóstico por imagem, com estudos de hemodinâmica, tomografia, ressonância magnética, colonoscopia e endoscopia, entre outros procedimentos oferecidos pelo hospital. Para agendar uma consulta ou exame, entre em contato pelos telefones (21) 2729-1000 (opção 1).​

Refeitório

O refeitório pode ser usado pelos familiares?

O refeitório do Complexo Hospitalar de Niterói é de uso exclusivo dos funcionários. Alguns planos de saúde preveem refeições para o acompanhante legal do paciente – que irá recebe-las no quarto. O Complexo Hospitalar de Niterói ainda dispõe de uma cafeteria localizada no térreo do hospital.

COVID-19

Tenho sintomas da COVID-19, devo ir ao hospital?

Caso os seus sintomas sejam brandos, primeiro é indicado buscar a orientação de seu médico de confiança, que verá a necessidade ou não da realização do exame de rastreio da Covid-19. Porém, se os sintomas forem mais complexos, como febre persistente e dificuldade para respirar, é importante procurar atendimento hospitalar o quanto antes.

Posso procurar o hospital para fazer o exame que detecta a COVID-19?

O teste que detecta a Covid-19 é realizado apenas conforme indicação médica ou quando o paciente apresenta sintomas graves, como febre prolongada (mais de três dias) e dificuldade para respirar.

O que é a rota de acesso livre?

A rota de acesso livre compreende as áreas do hospital que não têm contato com pacientes com suspeita ou diagnóstico da Covid-19, nem com as equipes médicas, assistenciais e de apoio que atendem esses pacientes. Pacientes que não apresentam sintomas respiratórios compatíveis com Covid-19 são atendidos nas áreas de acesso livre.

Posso visitar alguém que está internado?

No momento, para garantir a saúde da população, as visitas aos pacientes internados no CHN estão suspensas.

Posso fazer uma cirurgia eletiva?

O cirurgião que pretende realizar a cirurgia deve entrar em contato com o CHN para pedir a autorização do procedimento. Caso confirmada a cirurgia, o paciente dará entrada no hospital pela Unidade III e fará o procedimento em uma sala cirúrgica que faz parte da rota de acesso livre.

Posso acompanhar alguém que fará uma cirurgia?

Pacientes que farão cirurgias no CHN têm direito a um acompanhante, que não deverá ser substituído até receberem alta hospitalar.​

A maternidade está funcionando durante a pandemia?

Sim, a maternidade está funcionando. A gestante dará entrada no CHN pela Unidade III, e o parto será realizado em uma sala cirúrgica da rota de acesso livre. Porém, as visitas à gestante e ao bebê estão suspensas durante a pandemia.

Posso acompanhar alguém que dará entrada na maternidade?

Pacientes que darão à luz no CHN têm direito a um acompanhante, que não deverá ser substituído até receberem alta hospitalar.