Logo

Sua saúde

2 minutos de leitura

Tive COVID-19, o que devo fazer agora?

Cuidados são importantes para recuperar a qualidade de vida
JD
Dra. Joelma Dominato - Cardiologista Atualizado em 17/03/2021

Atualmente, o Brasil soma mais de 11 milhões de casos confirmados de COVID-19 em todo o país - segundo informações do Ministério da Saúde. Nos casos em que os sintomas apresentados são mais graves e o paciente precisa de um período de internação para tratamento, é muito importante que ele inclua alguns cuidados especiais após a volta para casa no intuito de fortalecer novamente sua saúde.   

Segundo a dra. Joelma Dominato, cardiologista especializada em Medicina do Exercício do CHN, o vírus compromete o organismo de forma generalizada, causando, entre outros sintomas, uma perda considerável de massa muscular durante o período de internação, além de queda importante no condicionamento físico. Isso torna necessário a realização da reabilitação cardiopulmonar assim que ele for liberado pelo seu médico de confiança. 

"O principal objetivo dessa abordagem é fortalecer novamente tanto a parte respiratória, que fica muito debilitada em pacientes com COVID-19, quanto outras estruturas igualmente importantes, como o coração, partes do sistema neurológico e a musculatura periférica. Outro ponto é justamente reverter a sarcopenia, ou seja, a perda acentuada da massa e função musculares"

 Na reabilitação cardiopulmonar, o paciente é acompanhado por uma equipe multidisciplinar, em que cardiologista, fisioterapeuta e professor de educação física identificam as áreas mais prejudicadas do seu organismo. Então, eles montam, de forma personalizada e individualizada, um conjunto de exercícios - incluindo fortalecimento muscular e de equilíbrio, além de treinos aeróbicos - que contribuem diretamente na melhora desses aspectos. 

Principais benefícios da reabilitação cardiopulmonar:

  • Aumento da massa muscular;

  • Melhor capacidade respiratória e condicionamento físico;

  • Força, desempenho físico e equilíbrio;

  • Restabelecimento do sistema nervoso autônomo;

  • Saúde mental. 

Além disso, pessoas que tiveram COVID-19 e que gostariam de retomar a prática de atividades físicas também devem acompanhar de perto a saúde do coração, já que ela tem sido associada a um número significativo de complicações cardiovasculares. Segundo a dra. Joelma, é muito importante que seja feita uma avaliação do coração para detectar sintomas ou sequelas de miopericardite, inflamação que ocorre no miocárdio e/ou pericárdio que pode contribuir para problemas relacionados ao coração durante a prática de exercícios, como a morte súbita. Mesmo que os resultados estejam normais, é indicado que os exercícios sejam leves no início e progridam em intensidade ao longo do tempo. 

CHN inaugura serviço de reabilitação cardiopulmonar

O SER CHN - Soluções Médicas Integradas, espaço do CHN na Unidade II (Rua Manoel de Abreu, nº 9, no Centro de Niterói) dedicado ao atendimento ambulatorial, agora conta com um espaço exclusivo para reabilitação cardiopulmonar. Os pacientes são acompanhados por uma equipe multidisciplinar em um ambiente próprio para promover o fortalecimento da sua saúde, principalmente cardiovascular, respiratório e neurológico. Para saber mais, entre em contato com a nossa Central de Atendimento pelo número (21) 2729-1000 (opção 1).

Escrito por
JD

Dra. Joelma Dominato

Cardiologista
Escrito por
JD

Dra. Joelma Dominato

Cardiologista