Nunca foi tão necessário cuidar tanto da saúde emocional quanto da física. Os dias agitados e a rotina estressante têm provocado desequilíbrio entre corpo e mente, e quando isso acontece, um deles adoece. Atualmente, o estresse é visto pela comunidade médica como um conjunto de sintomas físicos e emocionaisque pode levar a problemas graves que comprometem a qualidade de vida, como depressão, ansiedade, hipertensão, doenças cardíacas, diabetes, obesidade e envelhecimento precoce.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 90% da população mundial sofre com estresse físico e emocional. “É muito comum ouvirmos relatos de picos de estresse no dia a dia, sendo assim, é preciso valorizar as emoções dos pacientes no momento do atendimento, uma vez que elas causam desconforto e podem provocar patologias, é preciso investigar”, afirma o dr. Alex Sander Ribeiro, clínico geral e coordenador do Complexo de Emergências do CHN.
Surge daí a necessidade de harmonizar a saúde física e emocional. Mas muitas pessoas ainda não sabem como agir, na prática, para conquistar esse equilíbrio. Para contribuir com seu bem-estar, o dr. Alex Sander relacionou dicas fundamentais para manter corpo e mente sãos e garantir a qualidade de vida.
-
Expresse suas emoções
Falar, expressar sentimentos e manter uma vida social saudável também ajuda a melhorar a saúde física. Emoções represadas podem provocar tensões, gastrite, ansiedade e dores de cabeça.
-
Cuide da saúde
Priorize um estilo de vida saudável, com alimentação equilibrada e visitas regulares ao médico para garantir sua qualidade de vida. Identifique os fatores estressantes e tente entender como tratá-los. Tome decisões com base naquilo que o fará feliz e pleno.
-
Durma bem
Por causa de uma rotina agitada e do excesso de tarefas, as horas disponíveis para dormir tendem a diminuir ou a qualidade do sono pode ser prejudicada, o que pode causar diversas doenças. Portanto, não deixe que nada atrapalhe seu momento de descanso.
-
Foque nas soluções e acredite em você
Gaste energia pensando em como solucionar os problemas. Seja resolutivo – isso tornará a vida mais prática e sobrará mais tempo para o que faz bem. A saúde emocional e física também é influenciada pelos rumos que a vida toma, então, acredite em seu potencial, respeite a si próprio e a sua felicidade.
-
Tire um tempo para fazer exercícios
Além de uma excelente oportunidade de ter um momento sozinho, refletir e organizar os pensamentos, os exercícios trazem benefícios físicos e emocionais, o que ajuda a evitar a ansiedade e a combater o estresse. Não abra mão da atividade física regular!
-
Exercite o perdão
O ato de perdoar auxilia na liberação de sentimentos negativos. Perdoar a si mesmo ou aos outros é importante para ter equilíbrio físico e emocional.
-
Seja positivo e mantenha o bom humor
Sua qualidade de vida passa pela maneira como você encara os problemas.