Você sabia que os hospitais com selos de acreditação são mais seguros para pacientes e colaboradores? Sim, as certificações hospitalares são programas de educação continuada que conferem um selo de qualidade às unidades de saúde que seguem protocolos adotados mundialmente para garantir a segurançaassistencial.
Na área de saúde e gestão hospitalar, diversas entidades avaliam a rotina dos hospitais, com o intuito de certificar a qualidade e a melhoria contínua dos processos, e tudo isso influencia a prática de atendimento e traz benefícios para a saúde e a segurança do paciente. Além disso, as acreditações devem ser um critério na hora de escolher uma instituição de saúde.
A enfermeira Alessandra Salgado, coordenadora da Área de Qualidade do CHN, hospital acreditado pelo Canada Accreditation International (ACI), no Programa QMentum Global, explica as razões e vantagens de procurar um hospital certificado.
“Na hora de escolher um hospital para receber atendimento é necessário pensar na segurança oferecida como um benefício e diferencial, e não só levar em consideração, por exemplo, a proximidade de casa ou a infraestrutura. É nesse ponto que entram os selos de acreditação, que classificam a unidade como diferenciada, com mais qualidade e segurança para seus usuários”, afirma Alessandra.
Redução dos riscos de infecção hospitalar
Higienizar corretamente as mãos antes de atender o paciente e não utilizar adornos ou acessórios que possam servir de via de contaminação influenciam diretamente a diminuição do risco de infecção hospitalar, garantindo a segurança do paciente. Estes são pontos avaliados e exigidos na acreditação.
Um hospital seguro disponibiliza álcool em gel por toda a unidade para que a limpeza das mãos seja feita por todos e a todo momento, utiliza protocolos especiais para pacientes com doenças infectocontagiosas e segue a regulamentação para o uso de adornos, entre outras práticas.
Prevenção de acidentes
=========================
Outra vantagem de um hospital acreditado é a segurança, tanto para pacientes quanto para colaboradores. Uma unidade certificada investe na identificação de pacientes com risco de quedas, tem monitoramento diferenciado para eles, intensifica a sinalização do ambiente, oferece instalações seguras e possui protocolos para evitar acidentes de trabalho.
Redução de erros com medicação
Ter a certeza de que o hospital possui regras para a segurança da utilização de medicamentos é fundamental. Os remédios só são administrados depois de passarem por algumas checagens: prescrição, tipo de medicamento enviado pela farmácia do hospital, dosagem e confirmação do paciente que vai receber o fármaco.
Cirurgias mais seguras
Um dos pontos mais importantes é oferecer o protocolo de cirurgia segura no hospital acreditado, o que minimiza as chances de erro. Para isso, os profissionais elaboram um checklist, que é preenchido antes da cirurgia, para assegurar o procedimento correto, no paciente certo e no local exato.
Equipe capacitada e treinada
Hospitais acreditados iniciam mudanças progressivas e planejadas dos processos incorporados à rotina para melhorar a segurança dos pacientes. Para isso, os profissionais dispõem de constantes treinamentos para aperfeiçoarem o serviço prestado. Conquistar uma acreditação significa que toda a estrutura do hospital foi avaliada e todos os colaboradores estão envolvidos na busca pela excelência.