Desde a adoção das medidas de prevenção orientadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS), as cirurgias eletivas – aquelas consideradas não emergenciais – voltaram a ser realizadas apenas com a retomada gradual das atividades nos hospitais. Porém, todo o procedimento cirúrgico deve seguir protocolos rígidos de segurança e higienização para minimizar os riscos de infecção pelo novo coronavírus.
Segundo o Dr. Eduardo Duarte, coordenador do Centro Cirúrgico do CHN, embora as cirurgias eletivas possam esperar um pouco mais para serem marcadas, nem sempre devem ser adiadas por muito tempo, já que a longa espera pode interferir na saúde e na qualidade de vida do paciente.
“Adotamos um fluxo seguro e diferenciado para o paciente que fará o procedimento cirúrgico neste momento, desde a entrada, na recepção da Unidade III, até o início da cirurgia. O paciente é imediatamente direcionado para seu quarto, onde assinará os termos de consentimento caso não o tenha feito previamente e terá o pré-anestésico ministrado. Então, seguimos para o Centro Cirúrgico", explica o Dr. Eduardo.
Outro ponto importante em relação à cirurgia é a recuperação pós-cirúrgica, que é favorecida pelo período de isolamento. De acordo com o especialista, cada cirurgia exigirá um período de repouso para a recuperação total do corpo antes que o paciente possa voltar à rotina. Além disso, essa inatividade também previne a abertura dos pontos ou da ferida operatória, o que pode acontecer por conta de movimentos excessivos ou imprudentes.
O descanso é importante, sobretudo nos primeiros dias, para que o corpo tenha energia para estimular a cicatrização. Cuidados como não caminhar demais, evitar exposição prolongada ao sol e seguir as recomendações médicas para a volta da prática de atividades físicas são essenciais para uma boa recuperação.
“Após um procedimento cirúrgico, o corpo fica fragilizado e com o sistema imunológico mais enfraquecido, o que pode aumentar os riscos de infecção. Neste momento, para preservar a saúde do paciente, a família, um amigo ou mesmo um enfermeiro são fundamentais para auxiliar nos cuidados em casa ou no hospital, em caso de internação", afirma o especialista.
De acordo com o Dr. Eduardo, é importante manter a hidratação e uma dieta adequada, com alimentos leves em pequenas porções que serão recomendados por um nutricionista. Também é indicado evitar alimentos gordurosos e que possam provocar alergia, como camarão, crustáceos, carne suína e doces, no pós-operatório imediato, assim como o consumo de bebidas alcoólicas e o tabagismo.
Retomada das cirurgias eletivas no Centro Cirúrgico do CHN
A prioridade do CHN sempre foi cuidar dos pacientes com muita atenção, cuidado e experiência. Durante a pandemia, reforçou os protocolos de segurança e adotou diversas medidas para a prevenção do novo coronavírus em ambiente hospitalar. Os pacientes com sintomas respiratórios compatíveis com a Covid-19 são atendidos exclusivamente nas Unidades I e II, enquanto os sem sintomas respiratórios são encaminhados para as Unidades III, IV e V, consideradas as áreas de acesso livre.
Para as cirurgias eletivas, foi criado um fluxo totalmente especial na Unidade III, com entrada pela Rua Dr. Celestino. Os novos protocolos têm o objetivo de oferecer segurança para pacientes, familiares e equipes médicas.
Para mais informações e agendamentos, entre com contato com nossa Central de Atendimento pelo número (21) 2729-1000