Logo

Sua saúde

2 minutos de leitura

Qual a importância de um médico clínico no cuidado à saúde?

Especialidade tem primeiro contato com pacientes e faz avaliação geral da saúde
CHN
Equipe CHN - Equipe CHN Atualizado em 30/07/2021

Quando surge algum sintoma pouco comum ou qualquer fator que comprometa o bem-estar, é indicado que o paciente busque orientação médica o quanto antes para que seu organismo seja avaliado. Esse primeiro contato com o profissional de saúde é feito com o médico clínico, chamado também de clínico geral, capaz de interpretar os sintomas e diagnosticar doenças de baixa e alta complexidade.

Segundo o dr. Ricardo Carneiro, clínico geral do CHN, esse especialista realiza a primeira avaliação do paciente e, dependendo dos sintomas apresentados, pedirá que ele realize exames específicos. A partir dos resultados e de suas suspeitas prévias, o médico encaminhará o paciente para o especialista de outra área se for necessário, como um cardiologista ou pneumologista.

“Nessa primeira consulta, o clínico geral procura obter a maior quantidade possível de informações sobre o paciente e sua saúde, incluindo histórico da queixa atual, diagnósticos previos, história familiar e os seus hábitos, bem como alergias e remédios que são usados com frequência. Todos esses dados são de grande ajuda para conhecer o paciente como um todo e formular as hipóteses diagnósticas”

As principais atribuições do clínico geral são o diagnóstico, a preservação e a promoção da saúde, além de dar suporte aos especialistas. Com frequência o clínico acaba sendo considerado o “médico da família” por dar assistência aos vários membros por anos seguidos e, geralmente, é o primeiro a ser acionado nos casos de doença ou para interpretação de exames complementares realizados, quando presta esclarecimentos ou encaminha o paciente para profissionais de outras especialidades. 

“Em relação às doenças crônicas que muitas vezes precisam de cuidado especializado, como o diabetes tipo 2, o clínico geral pode tratar o paciente sem complexidade ou que esteja com o quadro em estágio inicial e ainda não necessita de cuidado exclusivo do especialista”

Atualmente, o clínico geral também pode auxiliar o paciente com suspeitas de Covid-19, já que os sintomas relacionados a este quadro podem ser confundidos facilmente com outras doenças mais brandas. Levando em consideração o estado geral de saúde apresentado e histórico médico, ele pode indicar a realização do exame diagnóstico para coronavírus ou orientar para outro tipo de tratamento, caso os sinais apontem outra doença.

Devido à sua importância no diagnóstico do paciente, é indicado que todas as pessoas mantenham consultas regulares com seus clínicos gerais de confiança e realizem os exames indicados por eles. Muitas vezes, é na consulta rotineira ou através do resultado desses exames que um quadro de alta complexidade pode ser diagnosticado, como a insuficiência cardíaca ou algum tipo de câncer em estágio inicial.

Escrito por
CHN

Equipe CHN

Equipe CHN
Escrito por
CHN

Equipe CHN

Equipe CHN