A endocardite é uma doença cardiovascular que ocorre nas válvulas do coração, causada geralmente por uma bactéria ou fungo vindos de outra parte do organismo que migram para o coração pelo sistema sanguíneo. Esse organismo se fixa nas paredes das válvulas e, se não for tratada adequadamente, a endocardite pode prejudicar de forma séria a estrutura cardíaca e a saúde do paciente.
Segundo a dra. Katia Luz, cardiologista do CHN, esses fungos e bactérias podem entrar no organismo de muitas formas, como cateteres ou agulhas, infecções de pele e até mesmo procedimentos dentais ou cirúrgicos. Normalmente eles são destruídos pelo sistema imunológico, mas o quadro pode evoluir para endocardite principalmente em pessoas que já tenham alguma condição que afete a saúde do coração, principalmente das válvulas cardíacas, permitindo que o invasor se instale com mais facilidade.
“Entre as pessoas com mais riscos de desenvolver a endocardite estão aquelas com casos estruturais nas válvulas do coração, histórico prévio da doença, quadros congênitos (adquiridos ainda dentro do útero) ou outras patologias relacionadas à alterações na estrutura interna do coração"
Pacientes com cáries e problemas nos dentes e/ou gengiva também estão propensos ao diagnóstico da endocardite. Uma vez desenvolvida, a patologia pode influenciar no surgimento de outras doenças cardiovasculares, como o infarto agudo do miocárdio (IAM), insuficiência cardíaca e inflamações e isquemias em outras partes do corpo.
Principais sintomas da endocardite
-
sensação de cansaço constante
-
febre
-
calafrios
-
dores musculares e nas articulações
-
suor em excesso
-
tosse persistente
-
dificuldade para respirar
-
perda de peso sem explicação
-
tremores
-
manchas vermelhas ou roxas pela pele
O tratamento da endocardite geralmente consiste no uso de antibióticos intravenosos e a duração dependerá da intensidade do quadro e da resposta do organismo do paciente. Em alguns casos mais graves, o cardiologista pode indicar a cirurgia cardíaca para remoção das lesões nas válvulas. Para prevenir a endocardite, é importante manter sempre uma boa higiene, principalmente bucal, e procurar ajuda médica sempre que notar alguma infecção ou alteração na pele.
CHN inaugura atendimento especial para endocardite
O CHN inaugurou um serviço pioneiro na rede privada para atendimento de endocardite, com discussão de casos, exames, evolução clínica e relatos médicos de forma virtual. Cada paciente é acompanhado de forma individualizada por um time multidisciplinar de especialistas. Seu médico pode fazer parte desse time! Para saber mais, ele deve entrar em contato pelo e-mail timedeendocardite@gmail.com