O teleatendimento é um excelente recurso da consulta pediátrica no CHN. Pensando no cuidado de forma integrada, o serviço é focado em crianças e adolescentes de até 15 anos que podem ser avaliados no conforto de casa ou em outros locais que não sejam o hospital ou o consultório médico. Assim, a família e o paciente podem conversar por meio de videochamada, em uma plataforma segura de prontuário eletrônico.
Esse tipo de atendimento remoto representa um grande avanço da tecnologia médica. Mesmo que o recurso em si não seja recente, seu uso ganhou destaque durante a pandemia de Covid-19 por causa da necessidade de as pessoas ficarem mais tempo em casa.
Segundo a Dra. Christine Tamar, coordenadora da Pediatria do CHN, as principais vantagens do serviço são reduzir as idas aos hospitais e proporcionar conforto e segurança ao paciente, bem como o uso mais eficiente de recursos, por meio da centralização de especialistas e da descentralização da assistência, alcançando um número maior de pessoas.
Quando usar o serviço de teleatendimento do CHN?
Ele funciona como uma pré-avaliação que vai indicar ou não a necessidade de levar a criança ou o adolescente ao hospital. Em alguns casos, o diagnóstico poderá ser feito pelo médico durante a teleconsulta, que indicará a melhor forma de tratamento.
Uma lista de fatores pode ser observada pelo especialista ao longo da videochamada, como o histórico médico do paciente; lesões e mudanças na coloração da pele e de mucosas; avaliação de possível perda de equilíbrio; auxílio no uso de aparelhos para verificar a saúde em casa, como termômetro e medidor de pressão e frequência respiratória, assim como orientação, prescrição e dosagem de medicamentos.
Por sua vez, em situações críticas, mesmo por meio da videochamada, o médico pode indicar a ida do paciente para uma emergência especializada.
Como realizar uma consulta por videochamada no CHN – passo a passo
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O paciente liga para o Serviço de Teleconsulta, número (21) 2729-1533.
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Nosso atendente faz seu cadastro e recebe o aceite dos termos de atendimento pelo paciente (a ligação será gravada com a assinatura vocal de aceite dos termos).
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A atendente direciona a ligação para o atendimento médico.
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O médico realiza a consulta do paciente por videochamada, com base em um prontuário eletrônico seguro.
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Duas opções são viáveis: a finalização da videoconsulta, com a alta do paciente e a prescrição de exames e/ou medicações, ou o seu encaminhamento para uma consulta presencial no hospital.
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Caso seja necessário ir ao CHN, o paciente terá prioridade no atendimento.
Para obter mais informações sobre o serviço, entre em contato com a nossa Central de Atendimento pelo mesmo número indicado no passo a passo, que é o (21) 2729-1533.