Logo

Sua saúde

2 minutos de leitura

O que é hemodinâmica e do que essa especialidade trata?

Técnica minimamente invasiva é usada em diversas especialidades
CF
Dr. Carlos Falcão - Cardiologista Atualizado em 17/08/2021

A hemodinâmica é um setor dentro do hospital pouco conhecido pela população, sendo uma sala de cirurgia equipada com um aparelho de raio X específico e computadorizado. Essa área desempenha uma função essencial no tratamento de patologias de diversas especialidades, principalmente cardiovasculares e neurológicas. Muitos pacientes são encaminhados à hemodinâmica durante seu período de internação.

Segundo o dr. Carlos Falcão, responsável técnico pelo serviço de hemodinâmica do CHN, o serviço de hemodinâmica permite que a equipe médica tenha acesso a um estudo detalhado do interior dos vasos sanguíneos, como no diagnóstico e tratamento de entupimento em artérias como no infarto do coração ou no infarto cerebral. Ela também auxilia no tratamento de arritmias cardíacas, de aneurismas em geral e alguns procedimentos relacionados ao câncer.

“A hemodinâmica possui uma atuação abrangente, principalmente relacionadas a cardiologia, cirurgia cardiovascular, neurologia e oncologia. Patologias como o infarto agudo do miocárdio, acidente vascular cerebral entre muitas outras, são diagnosticadas e tratadas neste setor"

A tecnologia utilizada em procedimentos na hemodinâmica é considerada minimamente invasiva, a maioria realizada sob anestesia local e sedação. Esta técnica causa pouco ou nenhum desconforto ao paciente durante o procedimento, agiliza sua recuperação e alta hospitalar. Segundo o dr. Falcão, a tecnologia substitui cirurgias tradicionais, mais agressivas, que oferecem mais riscos e necessitam maior tempo para recuperação.

Exemplos de procedimentos feitos pela hemodinâmica

  • Cateterismo cardíaco
  • Angioplastia com implante de stent
  • Arteriografias
  • Tratamento de aneurisma
  • Tratamento de arritmias cardíacas
  • Implante de marcapasso 

Patologias tratadas com a ajuda da hemodinâmica, como o infarto agudo do miocárdio (IAM) e o acidente vascular cerebral (AVC) requerem rapidez no diagnóstico e tratamento, para proporcionar alta hospitalar precoce e evitar sequelas que prejudiquem a qualidade de vida do paciente. Para atender casos de alta complexidade deste tipo que necessitem de tratamento agilizado, o CHN dispõe de atendimento ágil nas 24h e serviço de hemodinâmica com duas modernas salas equipadas, assegurando segurança e agilidade mesmo para procedimentos simultâneos em diferentes pacientes.

Escrito por
CF

Dr. Carlos Falcão

Cardiologista
Escrito por
CF

Dr. Carlos Falcão

Cardiologista