A insuficiência cardíaca (IC) é um quadro em que o coração já não tem forças para bombear o fluxo sanguíneo e fazer com que ele chegue de forma efetiva ao restante do corpo. Por ser uma doença crônica, ela pode afetar a saúde por um longo período, muitas vezes passando despercebida até que os sintomas fiquem mais expressivos.
Segundo a dra. Ana Luiza Sales, coordenadora do Programa de Transplante Cardíaco do CHN, a causa mais comum da IC entre os brasileiros é a doença arterial coronariana (DAC), em que a presença de placas de gordura estreitam o diâmetro dos vasos coronarianos e prejudica o fornecimento de oxigênio ao coração. Porém, existem outras diversas causas:
Doenças e condições que podem causar a insuficiência cardíaca
- Alterações nas válvulas cardíacas
- Inflamações do músculo cardíaco
- Toxicidade por quimioterápicos
- Infarto agudo do miocárdio
- Cardiopatias congênitas
- Valvulopatias
- Cardiomiopatia
- Endocardite
- Pressão alta
- Diabetes
Os principais sintomas costumam ser tosse, inchaço ou edema, sensação de fraqueza e desmaios, redução do volume da urina, náuseas, perda de apetite e a sensação de cansaço em momento de esforço, que tende a ficar mais forte e frequente com o tempo. Em fases iniciais, os sinais podem surgir apenas durante a prática de uma atividade, como exercícios físicos, mas em casos avançados o paciente pode se sentir cansado mesmo em repouso.
"Pessoas com diabetes não tratado, que consomem muita bebida alcoólica, têm doença arterial, pressão alta ou outras doenças cardiovasculares ou que já sofreram infarto têm mais chances de desenvolver a insuficiência cardíaca"
O estilo de vida também influencia na saúde do coração: quanto mais a pessoa ingerir alimentos considerados ruins, com muito carboidrato e sódio, e permanecer sedentário, maior é a possibilidade de sofrer com uma doença cardiovascular.
Existem muitos tratamentos disponíveis e a escolha dependerá do estágio da insuficiência cardíaca, se o paciente tem doenças associadas e como está sua saúde no momento. Em casos de insuficiência cardíaca avançada, o transplante cardíaco é considerado a melhor opção. Segundo a dra. Ana Luiza,
prevenir os fatores de risco e manter um estilo de vida saudável são essenciais para prevenir a doença. Além disso, o paciente deve fazer exames regulares para avaliar sua saúde e manter contato com seu cardiologista.
Programa de Insuficiência Cardíaca do CHN
Criado para oferecer uma série de cuidados especializados, o Programa de Insuficiência Cardíaca dispõe de equipe multidisciplinar de cardiologia que recebe o paciente desde a entrada no hospital pela emergência ou ambulatório até o acompanhamento pós-alta. O serviço ainda oferece suporte ao médico assistente e tratamentos para quadros de alta complexidade, como transplante cardíaco, suporte circulatório mecânico (SMC) e mitraclip. Para saber mais informações, entre em contato pelos números (21) 2729-1020 ou 97339-3192.