Logo

Sua saúde

3 minutos de leitura

COVID-19: Perguntas mais frequentes

Conheça os sintomas, formas de tratamento e o que fazer para se proteger
CHN
Equipe CHN - Equipe CHN Atualizado em 17/12/2020

Com o aumento dos casos de Covid-19 em todo o território nacional, é necessário relembrar as principais características do vírus SARS-CoV-2 e reforçar as medidas de prevenção necessárias para diminuir as chances de contágio. Confira abaixo as perguntas mais frequentes sobre Covid-19:

O que é a COVID-19?

A doença COVID-19 é causada pelo vírus SARS-CoV-2, um tipo de coronavírus que faz parte de uma grande família de vírus. Ela apresenta tanto quadros de infecções assintomáticos quanto casos mais graves e, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 80% dos pacientes com COVID-19 podem ser assintomáticos ou apresentar poucos sintomas. Aproximadamente 20% dos casos detectados precisam de atendimento hospitalar por apresentarem dificuldade para respirar, dos quais cerca de 5% podem precisar de suporte ventilatório.

Quais são os sintomas?

Os sintomas mais comuns apresentados por pacientes com COVID-19 são:

  • Tosse
  • Coriza
  • Dor de garganta e muscular
  • Febre
  • Cansaço
  • Náuseas
  • Vômitos
  • Diarréia
  • Diminuição do apetite
  • Alteração no olfato e no paladar
  • Dificuldade para respirar

Como acontece a transmissão?

O vírus SARS-CoV-2 pode ser transmitido através do contato com secreção (gotículas de saliva, espirro, tosse ou catarro) ou toque do aperto de mão com uma pessoa infectada. Também pode ocorrer ao tocar objetos ou superfícies contaminadas, como celulares, teclados de computador, maçanetas, óculos, bancos de ônibus e talheres.

Principais medidas de prevenção

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) e o Ministério de Saúde, é preciso seguir algumas orientações para diminuir as chances de contágio. São elas:

- Lavar as mãos com água e sabão até a altura dos punhos com frequência. A higienização pode ser feita também com alcool em gel 70%. Em ambientes públicos, aumente a frequência de higienização das mãos, principalmente depois de entrar em contato com superfícies potencialmente contaminadas, como estruturas do transporte público ou do trabalho.

- Não se esqueça de usar sua máscara corretamente em todos os ambientes, ela deve cobrir a região da boca e do nariz por completo.

- Cubra nariz e boca com lenço ou com a parte interna do cotovelo ao tossir e espirrar. Caso esteja com as mãos não higienizadas, não toque nariz, boca, olhos ou a própria máscara.

- Caso esteja próximo de outras pessoas, mantenha distância mínima de um metro e meio, mesmo que esteja usando máscara, e evite contato físico, como beijos, abraços e apertos de mãos.

- Ao chegar em casa, separe a roupa usada para lavar e tome banho completo.

- Não se esqueça de higienizar objetos usados com frequência, como celular, maçanetas, bolsas e talheres e não os compartilhe.

- Mantenha os ambientes de casa e do trabalho bem limpos e ventilados.

- Caso apresente sintomas compatíveis com COVID-19 ou esteja infectado, não tenha contato com outras pessoas, principalmente idosos e doentes crônicos.

- Priorize uma alimentação saudável e tenha uma boa noite de sono.

Se eu ficar doente, o que posso fazer?

Caso o paciente apresente sintomas compatíveis com a COVID-19, apresentados nos tópico “Quais são os sintomas?", ele deve evitar contato físico com outras pessoas, incluindo familiares, e buscar orientação médica em uma unidade hospitalar.

Estou com COVID-19, e agora?

Não há evidências de um tratamento específico para COVID-19, então, caso o diagnóstico da doença seja confirmado, o paciente deverá seguir as orientações médicas para tratar os sintomas apresentados. Como os sinais de alerta podem ser diferentes entre pacientes, a forma de tratamento tem chances de ser diferente para cada caso.

As pessoas detectadas com a doença devem seguir o isolamento em casa pelo tempo determinado pelo especialista e consumir bastante líquido para manterem-se hidratas. É importante continuar seguindo todas as medidas de prevenção e usar máscara o tempo todo.

Se um paciente infectado dividir a casa com outras pessoas, ele deverá ficar isolado em um cômodo e se responsabilizar pela higiene do ambiente com água sanitária ou álcool 70%. O ambiente em que ele está deverá ter circulação de ar constante e a porta mantida fechada. Também é necessário separar toalhas de banho, talheres, copos e outros objetos pessoais apenas para seu uso. O lixo produzido por ele deverá ser separado e descartado.

Escrito por
CHN

Equipe CHN

Equipe CHN
Escrito por
CHN

Equipe CHN

Equipe CHN