Logo

Corpo e Mente

2 minutos de leitura

Como realizar um bom planejamento pessoal para 2020?

O segredo para o sucesso das metas está na organização
MQ
Dra. Marcely Quirino - Psicóloga Atualizado em 06/01/2020

Ano novo, vida nova. O recomeço de um novo ciclo anual carrega, para muitas pessoas, um significado forte, repleto de motivações para reavaliar tudo o que aconteceu nos últimos 365 dias e traçar metas para o próximo ano. No entanto, para conseguir alcançar as resoluções de ano novo não basta se limitar ao desejo, é preciso se organizar e pensar em um plano de ação.

A importância do planejamento
Marcely Quirino, psicóloga do Complexo Hospitalar de Niterói, afirma que a falta de planejamento é uma das principais razões por trás das desistências das metas feitas no final de ano: “É natural que as pessoas se sintam motivadas a pensar em tudo aquilo que desejam conquistar no próximo ano – e é ótimo dar esse primeiro passo. Por outro lado, quando esse objetivo não é trabalhado de forma estratégica, estabelecendo prioridades e traçando pequenas ações para serem adotadas no dia a dia, podem gerar falta de foco e motivação e, consequentemente, abandono dos sonhos.”.

Como se planejar para 2020?
O primeiro passo recomendado ter organização: anotar quais são as metas para o ano seguinte, mas é importante ressaltar que elas devem ser realistas e possíveis de conquistar. Listas, post-its, cadernos, agendas, celular: é interessante escolher alguma forma de registrar isso. Em seguida, elencar cada um dos tópicos estratégicos por ordem de prioridade pode ser muito útil.
Depois de ter todas as metas elegidas e organizadas, é preciso começar a pensar em como alcançá-las. Por exemplo, se um dos objetivos é perder peso no próximo ano, uma boa atitude é descrever iniciativas como “me consultar com um nutricionista”, “me matricular em uma academia” e “buscar alguém para me acompanhar nos exercícios”.

Para não se sentir pressionado e acabar desanimando, uma boa dica é elaborar grandes objetivos em pequenas metas. Por exemplo, se o objetivo principal é fazer um intercâmbio, separar por mês cada ação necessária para conquistá-lo é uma alternativa para seguir motivado.

As resoluções mais comuns
Cada pessoa é única e tem os próprios sonhos e objetivos. Por outro lado, algumas metas de ano novo são bem populares. Entre elas, se destacam:
- adotar hábitos saudáveis;
- começar um relacionamento;
- conseguir um novo emprego;
- ser promovido no trabalho;
- viajar;
- controlar as finanças pessoais;
- cuidar da saúde mental.

Escrito por
MQ

Dra. Marcely Quirino

Psicóloga
Escrito por
MQ

Dra. Marcely Quirino

Psicóloga